25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
29/10/2018

Assistir a filmes de terror faz bem à saúde, atestam cientistas

Foto: Reprodução

A exposição voluntária àquilo que é assustador fornece um contrapeso para os gatilhos de estresse do dia-a-dia

Chegou uma das semanas mais macabras do ano. Comemorado neste dia 31 de outubro, o Halloween, ou Dia das Bruxas, inspira os canais de televisão a rechearem sua programação com maratonas de filmes de terror para celebrar a data.

 

Para aqueles que não se cansam das emoções e sustos do gênero, pesquisadores sugerem que há uma série de benefícios para a saúde associados a uma obsessão saudável por filmes de terror.


A exposição voluntária àquilo que é assustador fornece um contrapeso para os gatilhos de estresse do dia-a-dia, e pode ajudar a aliviar nossa ansiedade enquanto nos torna mais resilientes, de acordo com a Forbes.

 

Existem várias teorias psicológicas para explicar por que isso acontece. Uma delas, chamada de teoria do ambiente controlado, sugere que assistir a filmes de terror nos permite ter uma reação de "luta ou fuga" em um ambiente seguro onde controlamos todas as variáveis.


Veja também

Mãe conservadora descobre piercings nos mamilos de filha em raio-X e exame viraliza nas redes sociais

 


O personagem principal de It: A Coisa


Uma teoria similar chamada de teoria da exposição diz que quanto mais frequentemente experimentamos gatilhos de ansiedade em um ambiente controlado, mais nos tornamos capazes de lidar com essas ansiedades no mundo real. A teoria da exposição é freqüentemente usada por terapeutas para tratar pacientes com fobias graves.


Outra ideia é que os filmes de terror produzem o chamado "estresse bom", o que proporciona ataques gerenciáveis ??de estresse que podem gerar uma resposta que fortalece nosso sistema contra estressores maiores. Desta forma, o filme de terror atua como uma espécie de inoculação contra o estresse, gerando maior resiliência. Um estudo recente no International Journal of the Biology of Stress, que pode ser encontrado no Taylor & Francis Online, indicou que há uma ligação significativa mostrando os efeitos positivos de filmes de terror no sistema imunológico.


Alguns benefícios sociais de assistir a filmes de terror estão relacionados à memória e ao vínculo social. Os pesquisadores argumentam que talvez não seja o conteúdo dos filmes que é de suma importância, mas sim o que fica na memória, que permite ter conforto em nossa lembrança de como enfrentamos nosso medo. Além disso, essas experiências com filmes icônicos de terror tendem a ser compartilhadas dentro de grupos sociais, criando um vínculo que alivia a ansiedade.

 


Invocação do Mal


As pessoas que assistem de forma voluntária a filmes de terror experimentam uma elevação do humor quando o sistema nervoso central é inundado com neurotransmissores e hormônios que aumentam a euforia. Também tendemos a sentir uma sensação de realização depois de suportar a experiência e sair dela sem traumas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

A Dra. Margee Kerr, socióloga que pesquisa o medo, falou sobre esse efeito em sua palestra no TED. Mas todos esses benefícios são aplicáveis ??apenas se estivermos abertos à experiência. Aqueles que são forçados a assistir a um filme de terror quando não querem podem sofrer não apenas um aumento imediato da ansiedade, mas também levar essa ansiedade adiante mesmo depois que a experiência acabar.


Então, para aqueles que consideram o Halloween o seu feriado favorito e estão atualmente aproveitando a interminável maratona de filmes de terror na televisão e nos cinemas, podem acabar obtendo alguns benefícios psicológicos que nem imaginavam.

 


O Exorcista (Fotos: Divulgação)

 

Revista Monet

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.