20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
10/06/2019

Ataque mutante é maior conquista de Tite em preparação da Seleção para a Copa América

Foto: Foto: ROBERTO VINÍCIUS/ESTADÃO CONTEÚDO

Técnico Tite inicia semana da estreia com time na cabeça, mas cheio de possibilidades

 Em três anos à frente da seleção brasileira, Tite tem agora o grupo que lhe oferece mais alternativas ofensivas. Da goleada por 7x0 sobre Honduras, no último domingo, o melhor atestado foi a quantidade de variações de sistemas e posicionamentos dos jogadores de ataque. A receita para compensar a ausência de Neymar, ao que parece, será a versatilidade.

 

Elogiado por Tite depois do jogo, David Neres atuou dos dois lados durante o jogo do Beira-Rio. A seleção brasileira teve, ao longo dos mais de 90 minutos, três centroavantes. Todos fizeram gols enquanto jogavam de “9”: Gabriel Jesus, Firmino, que depois virou o meia da Seleção, e Richarlison, que começou na direita e depois foi centralizado.

 

Veja também

Brasil goleia Honduras por 7 a 0 na maior vitória da era Tite


Cristiane dá show, marca três gols, e Brasil estreia na Copa do Mundo com vitória

 

Opções de Tite para as quatro posições mais ofensivas de sua Seleção â?? Foto: GloboEsporte.com

Foto: GloboEsporte.com

 

Em sua entrevista coletiva, Tite indicou que deve começar a Copa América, na sexta, contra a Bolívia, no Morumbi, com David Neres e Firmino ao lado de Richarlison no ataque, e Coutinho, de ótima atuação no Beira-Rio, como armador.

 

– O campo fala – repetiu o treinador, para explicar suas escolhas.

 

A provável escalação terá Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva (Miranda) e Filipe Luís; Casemiro e Arthur (Allan) (Fernandinho); David Neres, Coutinho e Richarlison; Firmino.

 

Formação inicial da seleção brasileira contra Honduras, no Beira-Rio â?? Foto: GloboEsporte.com

Foto: GloboEsporte.com

 

O Brasil começou o jogo no 4-2-3-1, com David Neres e Richarlison bem abertos, e Coutinho posicionado mais adiantado, com liberdade entre as linhas de marcação hondurenhas. Tite explicou na entrevista que agora “faz a iniciação com seis, e não mais com sete”. Isso significa ter o meia mais próximo dos atacantes, como indica a foto abaixo.

 

Coutinho desmarcado e mais perto dos atacantes na saída de bola do Brasil â?? Foto: Alexandre Lozetti

Foto: Alexandre Lozetti

 

Quando Allan substituiu Arthur, com uma pancada no joelho, muitas vezes se adiantou para receber a bola numa zona onde Paulinho, em sua melhor versão, era especialista. Com isso, Coutinho veio buscar jogo um pouco mais recuado. E a movimentação no ataque era intensa.

 

No segundo tempo, Tite começou a variar o posicionamento de seus jogadores, principalmente quando Everton entrou no lugar de Coutinho e Richarlison passou a ser o centroavante. Firmino, recuado à função de camisa 10, repetiu Coutinho e se deslocou bastante do meio para a esquerda. Tecnicamente frágil e com um jogador expulso desde o primeiro tempo, Honduras não conseguiu frear as constantes trocas de posição.

 

Time de parte do segundo tempo, com Firmino, Richarlison e Neres em novas posições â?? Foto: GloboEsporte.com

Foto: GloboEsporte.com

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Cientes de que o grau de dificuldade aumentará gradativamente na Copa América, com Bolívia, Venezuela e Peru em sequência, e depois as quartas de final em caso de classificação, Tite e os jogadores se apoiam na imprevisibilidade do ataque para fazer bonito mesmo sem o maior craque.

 

Globo Esporte

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.