25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
18/02/2019

Atividade econômica do país cresce 1,15% em 2018, indica BC

Foto: Alexandre Battibugli

Índice medido pelo Banco Central é considerado uma prévia do PIB; em dezembro, alta foi de 0,21%

A atividade econômica do Brasil registrou um crescimento de 1,15% em 2018. É o que mostra o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), divulgado na sexta-feira, 15, pelo Banco Central.

 

O dado é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) que deve ser divulgado no dia 28 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Veja também

Governo fixa idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres


No último trimestre do ano, comparado ao período anterior, o crescimento ficou em 0,2%, de acordo com dado dessazonalizado (ajustado para o período). O quarto trimestre comparado a igual período de 2017 apresentou crescimento de 1,53%.


Em dezembro, frente a novembro de 2018, houve expansão de 0,21%. Na comparação com o último mês do ano passado e dezembro de 2017, o crescimento chegou a 0,18%.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Atividade econômica e PIB


O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.


Já o Produto Interno Bruto, calculado pelo IBGE, é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.

 

Veja

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.