24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
23/03/2017

Atividades no Parque Nascentes do Mindu celebram o Dia Mundial da Água, em Manaus

Foto: Alex Pazuello /Semcom / Arlesson Sicsú / Semmas

A preservação dessas áreas é uma preocupação do prefeito Arthur Neto e do vice, Marcos Rotta

O Dia Mundial da Água foi comemorado pela Prefeitura de Manaus nesta quarta-feira, 22/3, com atividades que levantaram a bandeira da proteção às nascentes do Igarapé do Mindu, no Parque Municipal Nascentes do Mindu, na Cidade de Deus.

 

A preservação dessas áreas é uma preocupação do prefeito Arthur Neto e do vice, Marcos Rotta.


A programação contou com exposições de trabalhos feitos por alunos das escolas municipais situadas no entorno do parque, trilhas interpretativas que levaram os participantes a conhecer a microbacia formada a partir das nascentes no interior da unidade, jogos ambientais e atividades lúdicas.

 

Veja também 

Encontro de secretários debate a situação da Saúde nos 62 municípios do Amazonas


Servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), moradores das comunidades do entorno do parque e técnicos de instituições parceiras, como Secretaria Municipal de Educação (Semed)/Ocas do Conhecimento, Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp)/Garis da Alegria, Grupo Sussuarana e os estudantes do curso de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) se uniram numa corrente em favor da proteção das três nascentes do Igarapé do Mindu.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 


“Este dia Mundial da Água é mais uma oportunidade de reflexão e sensibilização para todos nós. Nada mais oportuno, do que levar crianças e adultos a refletirem sobre a importância da água por meio de atividades lúdicas em uma unidade de conservação que abriga as nascentes preservadas do maior igarapé da cidade, o do Mindu”, afirmou a subsecretária Aldenira Queiroz, representando o secretário Antonio Nelson de Oliveira Júnior.


Segundo ela, o desafio agora é trabalhar a preservação das margens do igarapé além dos limites do parque, envolvendo ainda mais a comunidade. “Estabelecemos esse desafio porque basta olhar para o igarapé quando sai dos limites do parque para percebermos que ele logo começa a enfrentar os impactos da ação do homem”, lembrou.

 


Mais de 300 pessoas, entre crianças e adultos, participaram das atividades. A trilha foi acompanhada pelos acadêmicos de Turismo da UEA, que desenvolvem pesquisas no parque com a finalidade de identificar o potencial turístico da unidade.


A geógrafa Selma Batista, professora do curso e membro do conselho consultivo do parque, explica que a unidade de conservação é um importante espaço para o desenvolvimento de atividades de extensão e projetos voltados para a comunidade. “Na perspectiva da extensão, desenvolvemos diversas ações que tem proporcionado a produção de conhecimento científico e publicações, mas sobretudo proporcionado uma aproximação maior entre os moradores das comunidades do entorno e o parque que abriga as nascentes do igarapé do Mindu”, afirmou Selma.

 

Fotos: Alex Pazuello /Semcom / Arlesson Sicsú / Semmas


Uma exposição de trabalhos feitos por alunos das escolas municipais Raul Veiga e Álvaro Botelho demonstrou a preocupação das crianças com a preservação dos recursos naturais. Evelin Silva, 13, aluna da escola Raul Veiga, disse que está consciente da importância do parque para a preservação do igarapé. “Saber que as nascentes estão vivas é muito importante para garantir que um dia o igarapé possa ser despoluído”, afirmou.


Após as atividades, os alunos seguiram até o lago formado pelas nascentes e fizeram uma oração pelos 11 anos de criação do Parque Nascentes do Mindu, comemorado no último dia 17/3.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.