28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
02/06/2019

Audiência Pública debate a exploração sexual de crianças e adolescentes na Aleam

Foto: Divulgação

Álvaro Campelo destacou a contribuição do evento para fortalecimento da Rede de Proteção

Os desafios do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes foram debatidos em audiência pública, na tarde desta sexta-feira (31), no Plenário Ruy Araújo da Aleam. A iniciativa da proposta foi do presidente da Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Álvaro Campelo.

 

O debate contou com a presença de órgãos e entidades que compõem a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente no Estado do Amazonas.
Todos os participantes externaram uma grande preocupação com as estatísticas de violência sexual e propuseram ações para enfrentar o problema.

 

Veja também

Aleam presta homenagem ao Rotary Club pelos 85 anos de atuação no Amazonas

 

Álvaro Campelo destacou a contribuição do evento para fortalecimento da Rede de Proteção. “Esta é a primeira audiência pública que estamos realizando na Assembleia sobre o tema. Nosso próximo passo é levar essa discussão aos municípios do interior do Estado, onde infelizmente muitos casos acontecem e não são comunicados às autoridades competentes. O debate gera a informação e a informação é essencial para prevenir esses crimes", disse o deputado.

 

 

De acordo com o parlamentar, uma cultura de tolerância está enraizada em muitas localidades do interior e isso precisa ser combatido com mais efetividade. “Muitas pessoas deixam de denunciar e se calam diante dessas atrocidades, por acharem que é algo natural. Estamos diante de crimes contra crianças, jovens adolescentes que precisam ser denunciados para que os responsáveis tenham a punição exemplar, evitando que novos casos aconteçam”, concluiu Campelo.

 

Fotos: Divulgação

 

Para a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Amanda Ferreira, é necessária a união de todas as entidades para fortalecer o trabalho da Rede de Proteção, além da adoção de medidas mais enérgicas contra os criminosos. “Essa audiência oportunizou uma ampla discussão sobre o tema, propondo formas de viabilizar a efetivação de políticas públicas de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes”, concluiu Amanda.



Ranking da exploração sexual de crianças e adolescentes no Amazonas

 

De acordo com uma pesquisa feita pela Policia Rodoviária Federal, em parceria com a ONG Childhood Brasil, o Estado do Amazonas, ocupa o 2° lugar no ranking de exploração sexual infantil, com 71% dos casos registrados, ficando atrás somente de Rondônia, com 91% das ocorrências.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

Desde o dia 14 de maio, o Disque-Denúncia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes atende por um novo número - 100, que funciona todos os dias, das 8h às 22h, inclusive nos feriados. O serviço é gratuito e atende chamadas de todo o país.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.