19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Novelas
12/11/2018

Autoestima vira a mesa do preconceito em ‘Malhação’ com personagem de Dora Freind

Foto: TV Globo

— Ter uma personagem feminista, bissexual, fora do padrão é essencial. Tem sido muito importante como artista poder me posicionar através dela — afirma Dora

Era para Dora Freind fazer uma participação efêmera em “Malhação”, na pele de Bárbara, uma jovem cheia de amor próprio, que chegou para ajudar a prima que sofria com gordofobia. Mas a repercussão foi tanta que não demorou para a atriz retornar à trama.


— Ter uma personagem feminista, bissexual, fora do padrão é essencial. Tem sido muito importante como artista poder me posicionar através dela — afirma Dora, que se identifica com a jovem: — Tenho muita atitude. Se quero chamar para sair, chamo. O empoderamento é uma construção diária. Não é todo dia que a gente se acha linda.


Novata na TV, a dramaturgia faz parte da vida de Dora desde pequena. Aos 16 anos, recebeu o prêmio de Melhor Atriz no 72º Festival de Cinema de Veneza por seu papel no longa “Mate-me por favor”. A carioca, que desde os 12 anos estuda teatro, hoje, aos 20, está prestes a se formar na faculdade de Artes Cênicas.


Assim como Bárbara, a atriz também se engaja em causas sociais. Atualmente, dá aulas de teatro para crianças no projeto Rocinha em Cena, na favela da Rocinha. As similaridades com a personagem não param por aí:


— Temos uma liberdade muito aflorada e somos genuinamente confortáveis com o próprio corpo. Isso influencia no jeito que me visto, que me relaciono, que falo — diz Dora, que se orgulha de ser um exemplo: — Muitas meninas me pedem ajuda para se amarem como Bárbara. É preciso ter paciência. Os hábitos e as pessoas a nossa volta, nossas referências, influenciam na forma como nos vemos.

 

Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.