28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
18/04/2019

Avaliação de Desempenho do Estudante de 2019 beneficia mais de 70 mil alunos municipais

Foto: Divulgação

A ADE é uma avaliação em larga escala, com foco nas habilidades e competências desenvolvidas pelos estudantes nos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática

A Prefeitura de Manaus realizou na quarta-feira, 17, a 1ª prova da Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE) de 2019. O exame contou com a participação de 355 unidades de ensino de todas as zonas da capital e beneficiou 70.629 alunos, do 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental.


A ADE é uma avaliação em larga escala, com foco nas habilidades e competências desenvolvidas pelos estudantes nos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática.

 

A avaliação, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed – Manaus), passa pelo monitoramento pelo Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional de Manaus (Sadem), instituído pelo Decreto nº 3.113, de 15 de junho de 2015, no qual reúne todas as avaliações de larga escala em nível institucional e nacional.


Veja também

Guimarães Rosas será homenageado na Semana do Livro em Manaus


Para a assessora pedagógica da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAN) da Semed, Ruth Cunha, responsável pela prova, essa primeira avaliação vem para atestar como se encontra o nível de aprendizagem dos alunos nas modalidades de ensino em questão.


“A expectativa é de que possamos fazer o diagnóstico da aprendizagem, das habilidades e competências dos alunos verificando como eles estão nesse momento. Esperamos que possamos atingir todas as turmas e para isso contamos com participação massiva dos nossos alunos”, pontuou.


A ADE é uma das estratégias adotadas para assegurar resultado positivo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019. Na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, a prefeitura saiu da 21ª posição e figura entre as dez melhores cidades do Brasil na qualidade do ensino básico, ocupando atualmente o 9º lugar.


Próximas datas


A segunda avalição da ADE vai ocorrer no dia 17 de julho, com as modalidades de ensino da primeira prova, acrescidos os alunos da 3ª e 4ª fases da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do projeto Itinerante (7º e 9º anos). A última avaliação será no dia 9 de outubro, com as mesmas modalidades de ensino da prova anterior.


Prova


A escola municipal Álvaro Vale, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, mobilizou aproximadamente 140 alunos, do 3º e 5º anos, para a prova da ADE. Segundo o diretor Éder Ferreira Lopes, o objetivo é superar a média do ano passado da escola, de 7,6.


“Todo ano fazemos uma preparação, a partir de simulados e motivando os alunos no dia ‘D’ pela Semed. Este ano é superar a média do ano passado, pois é uma avaliação externa que consegue medir muito bem o nível de aprendizado, onde consideramos uma ferramenta muito importante”, comentou.


De acordo com a diretora Raimunda Brito Soares, da escola municipal Danilo de Matos Areosa, bairro Grande Vitória, zona Leste, tudo foi feito para que os 307 alunos, do 3º e 5º anos, alcançassem êxito na prova.


“Minha expectativa é sempre o melhor, porque percebo que a prova veio para nos ajudar muito e fortalecer mais ainda o aprendizado. Diante do resultado, nós podemos ver como estão os nossos alunos, com isso, podemos trabalhar em cima dos pontos negativos do conteúdo”, finalizou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


A aluna do 9º ano, Isabel Souza Barbosa, 13, da escola municipal Vicente de Mendonça, bairro Grande Vitória, zona Leste, já participou da prova da ADE quando estava no 6º e 7º ano. Para ela, a prova deste ano foi fácil, pela sua experiência de ter obtido bons resultados nos outros testes, além de ter se preparado muito.


“Estudei muito português e matemática e achei bem legal, porque constou o assunto do ano passado. Minha expectativa é tirar uma boa nota, pois peguei nos livros em casa o que poderia constar nas duas disciplinas, entre outros assuntos, mas, na verdade, tenho facilidade de aprender”, disse.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.