29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
10/08/2017

Avocado é o alimento da vez. Saiba como, onde e por que acrescentar a fruta ao seu cardápio já

Foto: Reprodução

Abacate vs avocado: saiba as diferenças e benefícios das frutas

Ao lado da xícara de café, uma torrada com um espesso creme verde temperado com sal e pimenta repousa acompanhada de um ovo de gema mole. Na salada com frutos do mar, lascas do mesmo tom aparecem salteadas entre lulas e mexilhões.

 

Repare: em pouquíssimo tempo, o avocado tornou-se onipresente à mesa. Está em todas as refeições, dos cardápios de lanchonetes aos de grandes restaurantes, incluindo também aparições frequentes na timeline de seu Instagram. É, definitivamente, o alimento do momento.

 

No livro mais recente de Jamie Oliver, Comida Saudável, o chef britânico diz que hoje o avocado é mais popular que a laranja no Reino Unido - e descreve 18 diferentes possibilidades de uso da fruta nas mais variadas receitas.

 

 

Por aqui, o ingrediente vive um momento de glória. Até recentemente, os brasileiros consumiam basicamente o abacate, em especial puro, com açúcar, ou batido em vitaminas. Os dois são primos, mas têm características distintas. "O avocado é mais concentrado, tem menos água, mais fibras e vitaminas e cerca de 10% a menos de calorias que o abacate", explica a nutricionista Leticia Watanabe Ribeiro, do Instituto Pensi, ligado ao Hospital Sabará.

  

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

 

 

O mesmo acontece em termos de sabor: o verdinho da vez, que tem tamanho menor que o de seu parente próximo, é mais concentrado, cremoso e funciona melhor nas receitas salgadas.

 

Ambos, no entanto, são alimentos funcionais e nutritivos, fontes de gorduras mono e poli-insaturadas, que ajudam a balancear as taxas de colesterol, protegendo o coração. Também são poderosos antioxidantes, auxiliando na absorção de nutrientes de outros ingredientes.

 

Em São Paulo, é praticamente impossível passar batido pela atual onda verde nos cardápios. Logo que abriu o restaurante Lilu, em novembro passado, o chef André Mifano criou para o menu um prato com lagostim, creme de beterraba, salame de pato e, claro, avocado.

 


"A combinação da fruta com camarão é um clássico da cozinha francesa, já que ele é um ótimo condutor de sabor", diz Mifano. "Em um prato com outros frutos do mar ou com uma picanha também fica uma delícia."

 

No Bullguer, o avocado entrou para incrementar um hot dog de salsicha Frankfurt com sour cream; na Taberna da Esquina, o espeto de polvo é servido com um purê da fruta e vinagrete de pimentões.

 

Abacate e avocado são cheios de nutrientes (Foto: Thinkstosck)

 

Já no La Peruana, a chef Marisabel Woodman foi além dos tradicionais ceviches com avocado e passou a servir um espaguete com molho feito da fruta. "Provei na casa de uma amiga no Peru e achei delicioso. Faço um refogado dele com cebola, alho, pimenta de cheiro, manjericão e queijo cremoso; fica uma espécie de pesto bem saboroso", conta.

 

Segundo a nutricionista Fernanda Reis, do Incor, 80% da composição do avocado é de água e fibras. "Por ser um produto mais gorduroso, ele gera uma saciedade prolongada e pode ser incluído na refeição ou substituir outros alimentos do mesmo teor, como manteiga, cream cheese ou patês. Misturado a saladas, por exemplo, estimula a absorção de nutrientes de outros vegetais."

 

Mas, como tudo na vida, a fruta tem prós e contras - no segundo caso, deve ser levado em conta seu teor calórico (são cerca de 80 calorias para uma porção de 50 g). De acordo com Fernanda Reis, o ingrediente pode e deve ser consumido diariamente, mas em quantidades moderadas: o ideal é comer apenas meio avocado por dia. Pronta para dar sinal verde para ele no seu cardápio? 

 

Para acrescentá-las ao menu, anote algumas receitinhas que substituem ingredientes tradicionais pela polpa verdinha.

 

Mousse de Abacate com Cacau

 


Ingredientes:


1 Abacate maduro ou 3 avocados
1/2 Xícara de chá de cacau em pó
1/2 Xícara chá de melado de cana

 

Modo de Preparo:


Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar um creme homogêneo. Leve à geladeira por no mínimo 2 horas e sirva. Pode-se usar morangos para enfeitar.

 

Molho Para Salada

 


Ingredientes:


½ Abacate ou 2 avocado
½ Pote de iogurte natural desnatado
2 Colheres de sopa de cebolinha picada
1 Dente de alho amassado
1 Colher de sopa de azeite extra-virgem
Sal e pimenta a gosto

 

Modo de Preparo:


Bata todos os ingredientes no liquidificador e guarde em um vidro na geladeira por no máximo 3 dias.

 

Maionese de Abacate

 


Ingredientes:


1 Abacate ou 3 Avocados
1 Dente de alho
Suco de ½ limão
1 Punhado de manjericão

 

Modo de Preparo:


Bata no liquidificados o abacate, o manjericão e o dente de alho. Por último adicione o suco de limão.


Sorvete de Abacate

 


Ingredientes:


2 Abacates ou 6 avocados
Açúcar demerara a gosto
1 Pote de iogurte natural desnatado
½ Colher de chá de essência de baunilha

 

Modo de Preparo:


Bata o abacate e o açúcar no liquidificador. Leve para congelar por 4 ou 6 horas, até ficar firme, mexendo de hora em hora para desmanchar os cristais de gelo. Quando estiver firme, coloque a mistura, o iogurte e a essência de baunilha no liquidificador e bata até obter um creme liso e leve ao congelador.

 

Pasta de Abacate com Atum

 

Fotos: Reprodução


Ingredientes:


1/2 Abacate amassado ou 2 avocados
1 Lata de atum drenado
1/4 Cebola picada
1/2 Tomate picado sem semente
Cheiro verde a gosto
Azeite extra virgem a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto

 

Modo de preparo:


Misturar todos os ingredientes e temperar a gosto.


Pode acompanhar torradas, pães ou salada de folhas.

 

Revista Vogue

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.