29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
20/06/2017

Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas apresenta prévia de novo espetáculo nesta quinta-feira (22)

Foto: Divulgação

Companhia encena o espetáculo “Por um momento...” e uma versão work in progress da coreografia “Plutão (Já foi planeta)”, inspirada na poesia de Anibal Beça e com estreia prevista para agosto

O Teatro Amazonas recebe nesta quinta-feira (22), às 20h, o Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas, em mais uma apresentação do projeto “Alma de um Poeta”.

 

No palco, os bailarinos irão apresentar a montagem “Por um momento...”, finalizando a primeira temporada da iniciativa e encenar uma versão work in progress da coreografia “Plutão (Já foi planeta)”, que tem estreia prevista para o mês de agosto.

 

Veja também

‘A que será que se destina?’ traz reflexão sobre arte e vida em forma de dança


O projeto “Alma de um Poeta” é uma realização do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado De Cultura e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

 

A iniciativa tem patrocínio do programa O Boticário na Dança, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e do Sumaúma Park Shopping.


“Por um momento...” e “Plutão (Já foi planeta)” têm coreografias assinadas respectivamente por Adriana Goes e Rodrigo Vieira, ambos professores do Balé Experimental.

 

 

Os trabalhos são inspirados nas poesias “Motivos” e “Constatação”, do poeta amazonense Anibal Beça (1946-2009). As apresentações terão a participação de 13 bailarinos do conjunto de formação do Corpo de Dança do Amazonas, com idades entre 17 e 22 anos.


Em “Por um momento...”, o Balé Experimental busca levar ao público, por meio da dança contemporânea, questionamentos sobre a velocidade do mundo moderno, com a interatividade e a rapidez da informação, as relações passageiras que fragiliza os sentimentos e a modernidade líquida, a qual quase tudo se tornou superficial.

 

Fotos: Divulgação


Trabalho em desenvolvimento, “Plutão (Já foi planeta)” traz reflexões sobre o ser comum perante as mudanças da sociedade. O trabalho, também baseado na linguagem da dança contemporânea, reúne mensagens que despertam para a discriminação de minorias, que são agredidas verbal e intelectualmente.


Para a idealizadora e diretora artística do projeto “Alma de um Poeta”, Monique Andrade, tais questionamentos fazem com que as pessoas repensem sobre o dia a dia e sobre o afastamento e a rejeição que vivenciam na sociedade, tal como acontece com Plutão.


“Essa obra foi criada para repassar a mensagem do quanto nós como sociedade, precisamos repensar sobre os nossos relacionamento afetivos, principalmente com a velocidade da informação, que hoje, contribui para o afastamento das pessoas, até mesmo familiar.

 

A poesia busca resgatar esses laços fraternos e minimiza os diversos atritos entre as pessoas que, assim como Plutão, são distanciados ou deixam de ter importância”, declarou Monique.


A apresentação é gratuita e livre para todas as idades.


Incentivo e formação

 

O projeto “Alma de um Poeta” foi contemplado pelo programa O Boticário na Dança para receber apoio em 2017, dentre 21 companhias, festivais, mostras artísticas, workshops e eventos de dança de 14 Estados do País.

 

Com o incentivo, a iniciativa terá não só apresentações de espetáculos, como palestras e oficinas destinadas a estudantes acadêmicos, professores, coreógrafos, produtores de Dança e o público em geral, numa agenda que seguirá até fevereiro do ano que vem.


Com direção artística e coordenação de Monique Andrade, o projeto promove um tributo à literatura amazonense por meio de criações em Dança Contemporânea inspiradas na obra de autores de renome do Estado.

 

A iniciativa começou em 2015 e deu origem a diversos trabalhos, desenvolvidos por jovens integrantes do Balé Experimental sob orientação de profissionais do Corpo de Dança do Amazonas, que foram encenados em Manaus na forma de processos coreográficos.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.