24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Carnaval 2020
14/01/2018

Bandas de rua funcionarão até 23 horas, churrasco em espeto e bebidas em garrafas de vidro estão proibidos

Foto: VALDO LEÃO/SECOM

As medidas focadas na segurança dos foliões e na melhor aplicação das forças de segurança pública constam de portaria conjunta, assinada por órgãos do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus.

O governador em exercício e secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva, reuniu organizadores de bandas carnavalescas de Manaus, neste sábado (13/01), para apresentar as novas regras de realização de eventos pré-carnavalescos e carnavalescos em vias públicas do Estado em 2018.

 

As medidas focadas na segurança dos foliões e na melhor aplicação das forças de segurança pública constam de portaria conjunta, assinada por órgãos do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus.

 

A nova portaria estabelece que bandas, blocos e eventos carnavalescos e pré-carnavalescos, ocorridos em vias e locais públicos de Manaus, devem acontecer até o limite de 23h.

 

Veja também
 
Giovanna Lancellotti: ‘preciso estar sempre com o corpo bom e disponível’. VEJA FOTOS!

 

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) vai fiscalizar o cumprimento das regras e penalizar organizadores que descumprirem a regulamentação, com a possibilidade até de bloqueio de licenças para eventos por um ano.

 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

“Em todos eles, grandes ou pequenos, haverá uma patrulha de prontidão para dar segurança.

 

Os eventos abertos estão limitados a até 23 horas. Esse é o horário que tem a troca de turno das polícias.

 

Depois disso, à meia noite, é quando os ônibus param de circular e, com isso, as pessoas que têm dificuldades de se deslocar ficam a mercê de assaltantes.

 

Essas medidas são para preservar as pessoas”, destacou Bosco Saraiva.

 

De acordo com o titular da SSP, a venda de churrascos em espetos e bebidas alcoólicas ou não em garrafas de vidro representa um risco a segurança dos brincantes e não será permitida.

 

Copos de vidro e a entrada de pessoas com materiais pontiagudos também serão barradas nas barreiras de triagem que as organizações das bandas serão obrigadas a montar.

 

Até a sexta-feira passada, o Corpo de Bombeiros registrou 102 pedidos para a realização de eventos carnavalescos em vias públicas da capital.

 

Além dos Bombeiros, é preciso registrar o evento nas Polícias Militar, Civil, no Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Manaustrans, na Secretaria Municipal de Finanças (Semef), na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), na Superintendência Municipal de Tranportes Urbanos (SMTU) e na Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).

 

 

“Estaremos integrados a todo o sistema de segurança em prol de dar um carnaval seguro para a sociedade amazonense, onde o Corpo de Bombeiros se faz presente, antecipadamente, dando as devidas autorizações para que ocorram as bandas e blocos na maior segurança possível”, destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Mauro Freire.

 

Novas regras - Pelas novas regras, os organizadores das bandas devem encaminhar os documentos de liberação do evento com 15 dias de antecedência ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), para serem incluídos no portfólio de operações integradas do sistema de segurança.

 

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel David Brandão, explica que o efetivo da polícia militar será responsável pela segurança dos arredores do evento e pelo acompanhamento da triagem. Contudo, os organizadores são obrigados a contratar segurança particular.

 

“A banda tem que ter a segurança particular contratada pelo coordenador do evento.

 

Mas estaremos com a Polícia Militar acompanhando a quantidade de pessoas e o material que vai entrar, dando suporte às pessoas que vão entrar. A PM é responsável pela segurança do entorno”, enfatizou Brandão.

 

 

Operação nas ruas desde o dia 6

 

Desde o último sábado (6/11), a SSP deu início a Operação Alegoria Proibida, que faz parte do planejamento estratégico de fiscalização das forças de segurança e ocorrerá durante todo o período carnavalesco.

 

Fotos: Reprodução

 

O responsável pela Secretaria Executiva-Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), coronel Fábio Pacheco, explica que o objetivo é garantir a segurança da população durante os festejos carnavalescos.

 

“Os órgãos se agrupam no colegiado e integradas têm sobre essas demandas dos solicitantes dos eventos.

 

Cada um, é claro, nas suas atribuições, mas o colegiado também fala conjuntamente.

 

Inclusive com seus poderes de notificação educativa”, reforçou Pacheco.

 

A reunião deste sábado (13/06) contou com a presença, ainda, do delegado-geral da Polícia Civil, Mariolino Brito, da corregedora-geral do Sistema de Segurança, Iris Trevisan, do secretário de Cultura (SEC), Denilson Novo, e a presença de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.