29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esporte no Amazonas
02/05/2019

Barcelos recebe primeira seletiva do JEAs e reúne cerca de mil pessoas em cerimônia de abertura

Foto: Mauro Neto / SEJEL

O JEAs é uma competição muito bonita e sua grandeza está em reunirmos esses alunos-atletas de todas as calhas

Começaram as seletivas para os Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) e aproximadamente mil pessoas participaram da abertura do Polo IX, realizado na última quarta-feira (1º/5), no município de Barcelos (distante 405 quilômetros da capital), no ginásio da Escola Estadual São Francisco de Sales.

 

A competição, que já está em sua 42ª edição e é realizada pela Secretaria de Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), contou com a presença do município-sede, Barcelos e das delegações de São Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel do Rio Negro, que compõem o Polo IX.

 

Veja também 

Open Internacional Loterias Caixa começa com quebra de recorde mundial no atletismo

Para o secretário da Sejel, Caio André de Oliveira, que esteve presente na cerimônia de abertura, é só o princípio da grandiosidade que são os Jogos Escolares do Amazonas.

 

"O JEAs é uma competição muito bonita e sua grandeza está em reunirmos esses alunos-atletas de todas as calhas, dos lugares mais distantes, e trazemos ao esporte. Barcelos não foi o primeiro polo à toa. Aqui foi a primeira capital do Amazonas e isso é algo histórico. Além disso, vale ressaltar a vontade e o apoio da prefeitura do município em trazer os jogos. Tenho certeza que teremos uma excelente competição", afirmou.

 

 

O prefeito de Barcelos, Edson Mendes, falou sobre a alegria de poder sediar o JEAs e destacou a importância do evento para o meio desportivo no município.

 

"Há muito tempo estávamos investindo na juventude, inclusive nas ações esportivas. Trouxemos os jogos para o município porque acreditamos que o esporte transforma a vida das pessoas, e essa realização é, portanto, uma premiação para a nossa comunidade escolar, uma coroação diante de todo o investimento que está sendo feito para a população", explicou.

 

Confiança 

 

Atleta de São Gabriel da Cachoeira, Wallace Silva de Oliveira, de 17 anos, lembrou do JEAs do ano anterior, quando o município recebeu a competição e falou que a disputa foi bastante acirrada.

 

“Em 2018, quando São Gabriel foi sede do JEAs, todas as provas foram muito bem disputadas e foi bastante difícil, mas demos o nosso melhor nos jogos e na organização. Neste ano, viemos com a mesma força e energia e vamos vencer. Colocarmos tudo isso nas disputas e tenho certeza que alcançaremos um ótimo resultado”, ressaltou Wallace, que pratica a modalidade atletismo.

 

Expectativa de Ouro 

 

Quem também está confiante na vitória neste ano é a atleta de voleibol Samanta Ugarte, de 13 anos. Prata da casa, Samanta lembrou que, em 2018, a equipe ficou com o segundo lugar geral, após perder de virada para o time do Centro Educacional La Salle. Ela afirmou que o grupo está mais preparado e que, se tudo der certo e passarem das seletivas, podem brigar pelo título e levar o ouro para casa.

 

Fotos: Mauro Neto / Sejel

 

“Nós fizemos uma boa competição no ano passado, porém, era a primeira vez que disputávamos uma final, nos faltou maturidade. Após essa experiência, estamos melhor e este é o ano de vencermos", finalizou.

 

Próxima etapa - O próximo município a receber uma seletiva do JEAs será Uricurituba (distante 218 quilômetros de Manaus), no período de 8 a 13 de maio. Além da sede, também fazem parte do Polo II os municípios de Itacoatiara, Itapiranga, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves e Urucará. As disputas valem vagas para a fase estadual da competição.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.