29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
26/04/2017

Bebê indiana nasce com doença rara que faz sua pele parecer com a de um lagarto

Foto: Reprodução / Twitter

Condição rara faz com que menina de dois anos "troque de pele"; doença deixa o corpo cheio de placas, que mais se parecem com escamas

Uma garotinha indiana deixou o mundo todo de coração partido, após sua aparição em diversos noticiários internacionais. Com apenas dois anos de idade, Shama sofre de uma condição rara que deixa sua pele completamente danificada.


É como se ela fizesse uma “troca de pele ” diariamente. Os médicos de Nova Deli, capital da Índia, dizem que a menina tem ictiose lamelar , uma doença que afeta apenas um em cada 600.000 pessoas.

 

Veja também 

Beber pouca água causa mau hálito; veja mais 10 fatos sobre a halitose


Complicações


Essa enfermidade faz com que o paciente desenvolva espécies de escamas, como as de um lagarto, em todo o seu corpo. Dessa forma, essas escamas, que são como placas, vão endurecendo, até secar completamente para então descascar. Isso faz com que o corpo fique sem proteção, correndo mais risco de contrair infecções. Sem contar, o ardor, que é muito incômodo e a dor chega a ser agonizante.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 


A ictiose lamelar também pode causar superaquecimento, pois evita a transpiração e pode restringir o fluxo sanguíneo para os dedos das mãos e dos pés, já que faz com que a pele se contraia. Também pode causar problemas oculares, perda de cabelo e dificuldade para dobrar as articulações das mãos.


De acordo com os especialistas, os sintomas geralmente aparecem entre os primeiros dias de vida. As escamas são como placas, que, muitas vezes ficam mais escuras que a cor natural da pele.


A doença é uma alteração genética e não tem cura


A literatura médica afirma que a condição é causada por anormalidades genéticas, que afetam o derramamento de pele. Ou seja, quando a mãe e o pai carregam um gene anormal. Nesses casos, há uma em cada quatro chances de a pessoa desenvolver a doença.


Atualmente não há cura e o tratamento mais eficaz é a aplicação regular de hidratantes no corpo, afirmam os médicos.


Para Anjali Mahto, consultor dermatologista e British Skin Foundation, a ictiose lamelar é uma doença genética que afeta principalmente a pele. "Em pessoas sem a doença, as células são produzidas a uma taxa normal, mas normalmente elas não ‘mudam’, evitando as escamas.”


Saúde / iG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.