28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
22/06/2017

Belão apela a Temer contra nova tentativa de fechar o Basa em Carauari

Foto: Reprodução

Deputado estadual Belarmino Lins (Pros / AM)

Uma Moção de Apelo ao presidente da República, Michel Temer, de autoria do deputado estadual Belarmino Lins (Pros), pode evitar o fechamento da agência do Basa em Carauari. O fechamento, segundo o parlamentar, prejudicaria 200 mil produtores rurais nos municípios Envira, Eirunepé, Guajará, Carauari, Juruá, Itamarati e Ipixuna, que dependem das linhas de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte – FNO.

 

Além de Temer, a Moção de Apelo, aprovada na manhã desta quinta-feira (22) pelo plenário da Assembleia Legislativa (Aleam), também será encaminhada à bancada federal do Amazonas no Congresso e ao presidente nacional do Basa, Marivaldo Gonçalves de Melo, defendendo a continuidade da prestação dos serviços do banco em Carauari.

 

Segundo Belão, a cúpula nacional do banco acaba de impetrar uma ação judicial (Agravo de Instrumento) contestando uma liminar que assegurou, em abril deste ano, o funcionamento da agência. Conforme o presidente da Câmara de Vereadores de Carauari, José Airton Siqueira (PSB), o Basa é o único agente responsável pelos repasses do FNO na região, portanto, o principal impulsionador do desenvolvimento econômico da Calha do Juruá por meio dos programas de financiamento aos setores produtivos privados, especialmente para o setor primário.

 

Para Belarmino Lins, nos últimos cinco anos o Basa de Carauari possibilitou a realização de mais de três mil operações de crédito por meio do FNO, beneficiando todos os municípios da região do Juruá, totalizando R$ 12 milhões em investimentos. “Esses números são suficientes para comprovar que o Basa é, de fato, o principal agente financeiro no Juruá, não se justificando, portanto, o encerramento de suas atividades. Aliás, esse assunto, no início deste ano de 2017, foi alvo de audiência do deputado federal Átila Lins (PSD) com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto, em Brasília, lutando contra esse crime contra o desenvolvimento regional”, diz o deputado. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.