24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
20/04/2018

Belarmino Lins irá a Brasília lutar por nova universidade junto ao MEC

Foto: Divulgação

Em 2008, exercendo a Presidência da Aleam, o deputado deflagrou um forte movimento político defendendo o projeto denominado à época Universidade Federal do Alto Solimões

Empenhado desde 2008 na luta pela criação e implantação de uma nova universidade federal no Estado do Amazonas, o deputado estadual Belarmino Lins (PP) está programando viagem a Brasília para entregar, pessoalmente, ao novo ministro da Educação, Rossiele Soares da Silva, Moção de Apelo de sua autoria aprovada pelo plenário da Assembleia Legislativa em favor da nova instituição de ensino superior.


Em 2008, exercendo a Presidência da Aleam, o deputado deflagrou um forte movimento político defendendo o projeto denominado à época Universidade Federal do Alto Solimões, em atenção aos reclamos de prefeitos, vereadores, professores e estudantes dos municípios que compõem a região.

 

No Congresso Nacional, o deputado federal Átila Lins tornou-se o porta-voz do movimento que sensibilizou o corpo dirigente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que providenciou estudos técnicos acerca do projeto.


Veja também

David Almeida faz críticas ao governo e afirma que 'busca por segurança nos EUA não terá eficácia'


“Em junho de 2011 – afirma Belão - encaminhamos indicação a então presidente Dilma Rousseff insistindo na luta pela nova Universidade Federal, sem, no entanto, obter resposta convincente”.

 

Seis anos depois, por ocasião do I Seminário Municipalista da Assembleia Legislativa (SAM), ocorrido em 29 de novembro de 2017, o professor Edmilson Bruno da Silveira, assessor especial da Reitoria da UFAM, informou a deputados, prefeitos, vereadores e secretários municipais que as tratativas envolvendo a nova Universidade avançavam no âmbito do Ministério da Educação (MEC), relevando estudos técnicos realizados pela UFAM.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


De acordo com o PNE


Segundo Belão, no seminário o professor Bruno informou que o então secretário nacional de Educação Básica do MEC, Rossiele Soares, conduzia com grande empenho as tratativas em torno do projeto que fora ampliado e que passaria a abranger 21 municípios em vez de apenas nove, situados nas calhas dos rios Solimões e Juruá.


Conforme Belão, a nova universidade está de pleno acordo com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e será “uma questão de justiça ao Amazonas” corrigindo um déficit de universidades federais em um estado-continente com sérias demandas de vagas para jovens entre 18 e 24 anos no contexto do ensino superior.


O novo centro de ensino terá como sede o município de Tabatinga, no Alto Solimões, e será denominado Universidade Federal Pan Amazônica (UFPAN) ou Universidade Federal da Fronteira Norte (UFFN), contemplando demandas de 300 mil estudantes situados nessa região fronteiriça, informa o deputado pepista.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.