25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
26/04/2017

Bicicletas compartilhas já realizaram mais de 1 mil viagens em 13 dias de funcionamento

Foto: Reprodução / Internet

Mais de 1 mil viagens já foram realizadas pelas ruas da cidade após a inauguração do sistema de bicicletas compartilhadas Manôbike, uma iniciativa da Prefeitura de Manaus, com patrocínio da Hapvida. Lançada dia 12 de abril, até esta terça-feira (25/4) o projeto contabiliza 1.057 retiradas, com uma média de 81 viagens por dia ou cerca de 7,3 viagens por estação.



Os dados são da empresa Samba/Serttel. No período de 13 dias, foram realizados 2.588 cadastros no site e aplicativo do projeto (disponível para IOS e Android). As estações mais procuradas são a do Teatro Amazonas (215 retiradas), Parque Jefferson Péres (184), da Praça Heliodoro Balbi (158), Praça do Congresso (140) e Colégio Militar (100).


Veja também 

Prodam apresenta Negócios Sustentáveis e Projetos Inovadores na Conferência Amazônica de Empreendedorismo e Inovação



Os dias de maior movimento nas estações foram do feriado de Tiradentes (21), com 111 viagens, o sábado, com 118, e o domingo, que bateu o recorde até agora, com 174 viagens.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 



Para o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), engenheiro Claudio Guenka, o Manôbike é uma tendência em outras capitais e traz exemplo de boas práticas urbanas para a cidade, quanto ao seu uso enquanto ferramenta para o trabalho, como modal e para atividades de lazer, com crianças e a família, ou turístico, passando por pontos icônicos de Manaus.



“Quem usa a bike para transporte e lazer está utilizando e mostrando, pelos números, que o projeto é sucesso. O Manôbike pertence à população, sem ônus para a Prefeitura de Manaus. Esperamos que futuramente o sistema seja ampliado para outros bairros”, explica Guenka.



O projeto


Com o lançamento do Manôbike, a Prefeitura de Manaus, por meio da política pública de mobilidade e transporte defendida pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e o vice-prefeito Marcos Rotta, aumenta o incentivo a meios não poluentes e que visam à melhoria na qualidade de vida dos cidadãos.



A Samba é a responsável pela implantação, operação e manutenção do sistema e assinou Termo de Cooperação com a Prefeitura, após sair vencedora do edital de Chamamento Público lançado pelo Implurb.



Manaus tem 11 estações em operação. As estações, inclusive, estão localizadas em lugares emblemáticos da capital, como o próprio mercado, a centenária avenida Eduardo Ribeiro, Igreja N.S. dos Remédios, Praça do Congresso, Beneficente Portuguesa, citando alguns.



O sistema funcionará de segunda-feira a domingo, das 6h às 23h, para retirada do equipamento, e 24h/dia para devolução. As bicicletas, cujo sistema é alimentado por energia solar, são 100% nacionais. Manaus tem 110 bikes disponíveis para as 11 estações e a rede poderá ser ampliada futuramente, conforme demanda. O Termo de Cooperação tem prazo de 36 meses e não há ônus para o Município.



Como funciona?


Após cadastro no aplicativo e/ou no site (www.manobike.com.br), o usuário da Manôbike terá a opção de adquirir o passe mensal (R$ 10) ou diário (R$ 5), e não paga valor adicional desde que use de acordo com as regras do projeto. De segunda a sábado, o uso pode ser de 60 minutos ininterruptos, quantas vezes por dia o usuário desejar, desde que respeite o intervalo de 15 minutos entre as viagens. Aos domingos e feriados, o uso passa a ser de 90 minutos.



Denúncias


A empresa operadora do sistema informa que denúncias quanto à vandalismo podem ser feitas imediatamente à Central de Atendimento ao Cliente pelo número 4003-0387, para que seja acionada a assistência técnica local.


Campanha


Antes da inauguração do Manôbike, a Prefeitura, em parceria com diversos grupos de pedais, lançou a campanha publicitária “No Trânsito eu Compartilho Respeito”, em fevereiro, amplificando a sensibilização de motoristas em relação aos ciclistas, que podem e devem compartilhar a mesma via.


A campanha está no ar e tem longa duração, envolvendo vários personagens reais nas peças e filmes, e agora se junta ao material de divulgação do Manôbike.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.