23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Carnaval 2020
03/03/2017

Bombeiros aprovam alegorias das escolas do Desfile das Campeãs

Foto: Pablo Jacob / O Globo

Eles avaliaram a segurança contra incêndio dos carros que estarão na Avenida neste sábado

O Corpo de Bombeiros aprovou os carros alegóricos das seis escolas do Grupo Especial que vão desfilar neste sábado no Sambódromo com relação à segurança contra incêndios. De acordo com o diretor de fiscalização de diversões públicas da Defesa Civil, coronel Márcio Lessa, o resultado da vistoria foi positivo, e nenhuma escola possui impedimento para voltar no Desfile das Campeãs neste sábado:


- No tocante à segurança contra incêndios, a vistoria foi muito positiva. Os carros estão com todos os equipamentos, como foi exigido anteriormente. Algumas alegorias estão sem algumas escadas, que foram retiradas (após o desfile), mas essas escadas estão nos barracões. Pela vistoria que realizamos, não existe impeditivo com relação à segurança do combate ao incêndio.

 

A vistoria - feita por 20 bombeiros - começou às 11h no barracão da Portela e terminou às 12h30m. Os carros alegoricos já foram avaliados antes do carnaval, mas passaram por nova análise porque se deslocaram e estiveram na Avenida. Os bombeiros são do quartel central, da Diretoria de Diversões Públicas dos Bombeiros, responsável pelos eventos.


A fiscalização avaliou quesitos relacionados à prevenção contra incêndio e pânico, como a presença de extintores de incêndio, tratamento com retardante de chamas, acesso por meio de escada, entre outros.


- A função do Corpo de Bombeiros é fazer a análise preliminar de risco de segurança contra incêndios. Não cabe à corporação fazer análise de projeto e de estrutura das alegorias. Um relatório será produzido e encaminhado para o Ministério Público ainda nesta sexta - afirmou o coronel.
Na noite do desfile, também haverá bombeiros vistoriando as alegorias.


Vistoria do CREA à tarde

 


Bombeiros durante operação de vistoria dos carros alegóricos

na Cidade do Samba (Foto: Pablo Jacob / O Globo)


Já o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) fará a inspeção à tarde. O Crea vai avaliar as estruturas e as condições das alegorias da Portela, Mocidade, Salgueiro, Mangueira, Grande Rio e Beija-Flor, as seis primeiras colocadas do carnaval deste ano. A documentação que atesta a segurança das estruturas também será avaliada.


A vistoria ficou acertada durante a reunião realizada entre os representantes do Ministério Público, Liesa, Riotur, Polícia Civil, Inmetro e Crea-RJ, na tarde desta quinta-feira, após os acidentes nos desfiles do Paraíso do Tuiuti e da Unidos da Tijuca.


Na primeira noite de desfiles, houve a perda do controle do último carro alegórico que deixou 20 pessoas feridas. Já na segunda-feira, parte da alegoria da Unidos da Tijuca cedeu e atingiu integrantes.

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.