18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
12/04/2017

Brasil tem 8 mil espécies de árvore - e é o país com a maior diversidade do planeta!

Foto: Vovan / Shutterstock

São mais de 60 mil espécies de árvores no total, sendo que 14% estão em território brasileiro (8.715)

Um estudo do Botanical Gardens Conservation (BGCI – uma organização sem fins lucrativos, que promove a conservação e educação ambiental) listou todas as árvores do mundo e revelou que o Brasil é o país que possui a maior diversidade de espécies do planeta.

 

São mais de 60 mil espécies de árvores no total, sendo que 14% estão em território brasileiro (8.715), seguido da Colômbia, com 5.776, e Indonésia, com 5.142. Segundo a pesquisa, publicada no periódico Journal of Sustainable Forestry, foram dois anos para elaborar a lista, que contou com ajuda de diversos especialistas pelo mundo e 500 instituições botânicas, membros da BGCI.

 

Veja também 

Em 30 anos, cerrado brasileiro pode ter maior extinção de plantas da história, diz estudo

 

“Essa é uma longa pesquisa que envolveu o trabalho de milhares de botânicos por séculos”, disse Dr. Paul Smith, secretário-geral do BGCI. Essa digitalização das plantas, chamada de Global Tree Search, é importante para ajudar na identificação de espécies raras e ameaçadas e assim, prevenir a sua extinção.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.
 

Por que algumas árvores podem sumir?


Foto: Reprodução / BGCI


Assim como os animais, as plantas também correm sérios riscos de extinção, isso por causa do desmatamento em massa e as mudanças climáticas bruscas que ocorrem pela interferência do homem. Mais da metade das espécies são encontradas em apenas alguns lugares (chegam a ser exclusivas) e, por isso, o risco é ainda maior.

 

O menor número de espécies está perto do Ártico, na América do Norte: são menos de 1,4 mil.

 

Já as espécies mais endêmicas (que só aparecem em determinadas regiões) estão no Brasil, em primeiro lugar (com 4.333), em Madagascar (2.991), na Austrália (2.584) e na China (2.149). Se elas não forem protegidas, podem sumir da face da Terra.

 

Até agora se tem o registro de que cerca de 300 espécies estão seriamente ameaçadas e possuem menos de 50 exemplares pelo mundo. Mas essa quantidade deve aumentar logo mais, já que são por volta de 2 mil novas plantas descritas todo ano.

 

Por que é importante salvar as árvores?

 

Foto: Valio84SL / Istock


Elas são o principal componente dos ecossistemas do planeta do ponto de vista biológico, e são essenciais para a existência de muitos animais.

 

É a partir das árvores que vários alimentos são produzidos, além da madeira, remédios, e do importante papel da nossa respiração (são elas que captam gás carbônico e liberam oxigênio para respirarmos).

 

A conservação desses ecossistemas garante a extração de recursos da natureza úteis e necessários à humanidade e o equilíbrio da vida, já que é a biodiversidade e seu correto funcionamento que asseguram o bem estar dos seres vivos. Por isso é preciso saber como utilizar os recursos de forma sustentável.

 

Vix.com

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.