16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
16/08/2017

Câmara decide nesta quarta se muda radicalmente forma de eleger deputados em 2018

Foto: Divulgação

Câmara dos Deputados deve iniciar nesta quarta-feira a votação da proposta de emenda constitucional

A Câmara dos Deputados deve iniciar nesta quarta-feira a votação da proposta de emenda constitucional que cria um fundo público eleitoral de 3,6 bilhões de reais e institui a figura do “distritão” para a eleição de 2018, que muda radicalmente a forma de eleger deputados: se aprovado, a votação proporcional acaba e serão eleitos os deputados mais votados de cada Estado, como numa eleição para o executivo.

 

A sessão para discutir o assunto está prevista para iniciar às 9h. A votação, contudo, deve ficar para o fim da tarde. Partidos da oposição tentarão obstruir os trabalhos porque parte deles é contra essa drástica mudança do sistema eleitoral.

 

Tiririca ou o apresentador de TV Celso Russomanno ganham votos

suficientes para eleger a si mesmo e mais alguns

 

Deputados contrários ao projeto constituíram uma frente parlamentar contra o distritão. Esse conglomerado calcula que tem entre 230 e 240 votos contrários a esse ponto da PEC, ou seja, conseguiriam impedir a mudança no sistema eleitoral já no ano que vem. Para ser aprovada, uma proposta de emenda constitucional precisa receber pelo menos 308 votos dos 513 deputados.

 

Entre os que defendem o distritão o discurso é que esse será um modelo transitório para a eleição de 2022, quando seria implantado o modelo distrital misto, no qual metade dos parlamentares será eleita pelo voto direto e a outra metade pela votação em listas prévias apresentadas pelos partidos políticos.

 

Se no sistema anterior se critica a figura do "puxador de votos" - nomes como o humorista Tiririca ou o apresentador de TV Celso Russomanno ganham votos suficientes para eleger a si mesmo e mais alguns -, os contrários do distritão dizem que o efeito só aumentará. Os partidos serão incentivados a buscar celebridades para aumentar as chances de sucesso. Analistas também apontam que, como efeito colateral, o distritão poderá acabar incentivando a multiplicação dos partidos.

 

Apresentador de TV Celso Russomanno

(Fotos: Divulgação)

 

O bilionário Fundo Especial de Financiamento da Democracia deve ser aprovado mais facilmente. Os grandes partidos são favoráveis a ele porque, após o fim das doações empresariais, as legendas tiveram dificuldades em fechar as contas das campanhas. A discussão sobre esse financiamento ficará sobre a fonte dos recursos.

 

Alguns dos partidos governistas defendem que o dinheiro seja redistribuído de emendas parlamentares. A ideia, contudo, encontra resistência entre parte do Congresso, que entende que esses recursos deveriam sair diretamente do orçamento anual. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.