Notícias

Compartilhar Imprimir

Política no Amazonas

12/01/2018

Câmara prepara atualização do Sistema de Gestão Integrado para a versão 2015 das normas da Qualidade e Ambiental

Compartilhar:

Foto: Robervaldo Rocha- Dircom/CMM

Câmara Municipal de Manaus

Desde o ano passado a Câmara Municipal de Manaus (CMM) já prepara as atualizações do Sistema de Gestão Integrado das normas ISO 9001:2008 (Qualidade) e ISO 14001:2004 (Ambiental) com as oficinas de Planejamento Estratégico e Gerenciamento de Riscos, baseadas nas versões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) — 9001:2015 e Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) — ISO 14001:2015 para adequação dos sistemas na Casa Legislativa.

 

Com a atualização das normas para as versões mais recentes (ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015), a Casa, que já obteve a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) em 2014 e do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em 2016, demonstra aumentar o comprometimento com a qualidade e meio ambiente de forma responsável.

 

Com isso, o Poder Legislativo torna-se uma organização pública que passa a atender todas as exigências atuais e a obter um sistema único de gestão atualizado, documentado e, assim, reduzindo os custos de manutenção com os órgãos certificadores, recursos internos e de infraestrutura.

 

A atualização do SGI por meio das normas ISO 9001:2015 e 14001:2015 é considerada um importante investimento, que gera retornos em curto, médio ou longo prazo sobre uma gestão de vanguarda e que também reforça aos servidores e diretores maior comprometimento para o contínuo funcionamento do sistema.

 

O diretor de Gestão e Tecnologia da Informação da CMM, Marcelo Campbell destacou a importância da adequação a atualização dos procedimentos das normas. “Dessa maneira vamos certificar a Câmara novamente neste ano mostrando que a Casa está cada dia mais atual com as normas da Qualidade e Ambiental”, observou o diretor, acrescentando que a recertificação ocorrerá no segundo semestre de 2018, já com a nova versão dos sistemas 2015.

 

Marcelo ressaltou, ainda, que a cada dia o Poder Legislativo demonstra compromisso tanto com a ISO da Qualidade, quanto com a ISO Ambiental. “Tanto é que fomos recertificados. É a prova que a CMM leva a sério os processos sem nenhuma não conformidade ou falha, conforme resultado da ultima auditoria, realizada em 2017”, frisou Campbell.

Oficinas

Os treinamentos sobre Planejamento Estratégico e Gerenciamento de Riscos envolvem diretamente os diretores da CMM, no apoio à elaboração de seus planejamentos estratégico e gerenciamentos de riscos, com base na realidade de cada setor.

 

O Planejamento Estratégico, realizado no final de 2017, visa realizar o diagnóstico estratégico departamental/geral com base nas NBR ISO 9001:2015 e NBR ISO 14001:2015 utilizando a matriz SWOT para identificar os fatores, priorizar através da matriz GUT, utilizar a matriz SWOT cruzada para formular estratégias e elaborar plano de ação 5W2H para ações estratégicas.

 

Já a oficina de Gerenciamento de Riscos, marcada para começar no dia 09 de janeiro, objetiva realizar o diagnóstico departamental/geral com base na norma NBR ISO 31000:2009, fazer o levantamento de riscos (positivos e negativos), analisar os riscos levantados, avaliar os riscos analisados, além de estabelecer plano de ação para tratamento dos riscos. Ambas as atividades devem atender aos requisitos da atualização da norma.

 

Deixe seu comentário

Nome:

Mensagem:

publicidade

Copyright © 2013 - 2018. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.