23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
26/05/2017

Câmara realiza com sucesso audiência publica com tema ‘Valorização da Vida Humana’

Foto: Robervaldo Rocha / DIRCOM / CMM

O encontro ocorreu na tarde da última quinta-feira, 25

Com o objetivo de reduzir o número existente de tragédias, combater a violência contra a mulher, idosos, crianças e conter o preocupante número de homicídios e suicídios em nossa região, a Câmara Municipal de Manaus (CMM), por iniciativa do vereador Professor Samuel (PHS), realizou uma Audiência Pública com o tema ‘Valor da Vida Humana’.

 

O encontro ocorreu na tarde da última quinta-feira, 25, no Plenário da Casa Legislativa e teve resultados positivos.

 

Sob a presidência do vereador Samuel que destacou para os expectadores a importância de discutir o tema em pauta, os representantes do Ministério Público Federal (MPF), Suframa, Secretarias Municipal e Estadual, Polícia Judiciária, Poder Legislativo, Associações, Entidades Religiosas e outros convidados também apontaram nos pronunciamentos a relevância da proposição.

 

Veja também 

Wilker Barreto critica Confaz por tentar decretar falência contra Zona Franca de Manaus

 

“Muitas vezes não nos preocupamos com muitas coisas que são importantes, como a saúde por exemplo. O fato de deixar certas consultas para depois, também estamos desvalorizando a nossa vida, nos torna displicente. Outro item que nos faz refletir sobre a importância deste tema são as estatísticas que nos torna campeões, é uma tristeza grande ser destacado através de coisas ruins, mas infelizmente é a realidade vivida pela cidade de Manaus, Estado do Amazonas e também pelo País. Homicídios, suicídios, maus tratos á crianças, mulheres e idosos, chacinas, nos deixa preocupado”, disse Samuel.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Na abertura dos trabalhos, a procuradora Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal, Bruna Menezes Gomes da Silva, agradeceu a presença de todos e teceu elogios á Lei Municipal e ao importante tema. “O objetivo desse momento é justamente a soma de esforços para o bem comum. Agradeço ao professor Samuel e à sua equipe pela brilhante idéia da criação dessa Lei anual e quero dizer que o Ministério Público Federal está a disposição”, ressaltou a magistrada.

 

O presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH), Glen Wilde Freitas, citou a questão das superlotações nas penitenciarias e outros assuntos, além de apresentar um videoclipe que passava uma meditação profunda sobre a vida do ser humano.

 

Na mesma linha o delegado-geral Adjunto da Polícia Civil do Estado do Amazonas, Ivo Martins, iniciou o pronunciamento cumprimentando a todos que estavam no local, agradeceu o convite, parabenizou a idéia da criação da Lei e em seguida fez uma explanação sobre o teor da proposta.

 

“Esse é uma tema bastante importante e eu falo com certa propriedade porque atuei, exatamente dois anos, à frente da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) que me trouxe uma série de aprendizado e também bastante preocupação. Principalmente que tange esse assunto ‘Valor da Vida Humana’. Na apuração de aproximadamente dois mil casos eu nunca vi tanta desvalorização pelo bem mais importante que temos que é a nossa vida. Acredito que políticas públicas consistente, principalmente voltadas para esse pilar da educação, será o único caminho para valorizar a vida”, explicou o delegado.

 

Em seguida, teve a palavra o representante da Arquidiocese de Manaus, padre Geraldo Bendaham, externando sua opinião e promovendo o diálogo com depoimentos sobre as questões dos trabalhos e projetos que amparam e contribuem para valorizar a vida do cidadão.

 

Também contribuíram com a discussão e elogiaram o tema, que envolve toda a sociedade, os representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh); Secretaria Municipal de Saúde (Semsa); Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas); Fundação de Apoio ao Idoso “Doutor Thomas” (FDT); Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa); Assembléia Legislativa do Amazonas (Aleam). Respectivamente Daniela Medeiros; vereadora Socorro Sampaio; Efthimia Simões Haidos; Adriana Pellein; Charmenia Sahdo; Rosangela Oliveira; Isaac Benayon, Professor Bibiano Garcia, representando o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Aleam, Deputado José Ricardo.

 

Finalizando a reunião, o autor da propositura agradeceu a equipe desempenhada por realizar as atividades voltadas para a realização da Audiência Pública em atenção á ‘Semana Municipal da Valorização da Vida Humana’. “Neste ano a Semana Municipal da Valorização da Vida Humana chegou a sua primeira edição e graças ao esforço e trabalho incansável da nossa equipe e assessoria a nossa ideia e mensagem está sendo concretizada”, concluiu Samuel.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.