24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
27/05/2017

Campanha da Gripe é prorrogada em Manaus faltando 20.693 mil pessoas do público alvo

Foto: Divulgação

Até esta sexta-feira, 26, já haviam sido imunizadas 345.892, o que equivale a 84,92% da meta. O objetivo é chegar as 366.585 pessoas protegidas contra a gripe na capital

Faltando 5,08%, ou seja, 20.693 pessoas para atingir a meta de 90% do público alvo da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a Prefeitura de Manaus prorrogou a imunização até o dia 9 de junho, acompanhando o calendário definido pelo Ministério da Saúde.

 

Os resultados alcançados colocam Manaus como a segunda capital do país com o maior percentual de pessoas vacinadas contra a Influenza, atrás apenas de Macapá.

 

Veja também

Secretaria Municipal de Saúde prepara mobilização contra o uso do tabaco


Até esta sexta-feira, 26, já haviam sido imunizadas 345.892, o que equivale a 84,92% da meta. O objetivo é chegar as 366.585 pessoas protegidas contra a gripe na capital, principalmente grávidas e crianças, onde a procura está sendo menor este ano.


“Quem ainda não se vacinou, ou não ainda não conseguiu levar seu filho, pode procurar uma das 182 unidades de saúde da capital com sala de vacina. E quem não tem tempo durante o dia, pode ir a uma das nossas 10 unidades básicas de horário ampliado, que funcionam de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados das 7h às 12h”, orientou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Em Manaus, os integrantes dos grupos prioritários somam em 100%, 407.316 pessoas. “A meta mínima são os 90%, mas estamos trabalhando para superar essa meta e chegar o mais perto possível da totalidade da população prioritária”, explica o secretário.


Devem se vacinar os idosos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde, os povos indígenas (aldeados e assistidos pela SESAI), as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional e professores das escolas públicas e privadas.

 

 

Fotos: Divulgação


Vale ressaltar que portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar o laudo médico, receita, carteirinhas dos programas de saúde, prescrição médica ou outro documento que comprove a sua condição clínica para receber o imunobiológico, assim como, os professores também deverão apresentar documentos (crachá, contra cheque ou outro documento) que comprove a profissão.


A vacina contra a Influenza é produzida anualmente de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) que consideram os subtipos do vírus em circulação. Este ano, sua composição visa proteger contra os subtipos A/H1N1, A/H3N2 e influenza B.


Aplicada em dose única, a vacina é contraindicada para os que têm alergia grave ao ovo de galinha e para quem já manifestou alguma reação anafilática a doses anteriores.


Já os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais precisam de laudo médico ou outro documento que comprove condições clínicas para a imunização. Os acamados terão atendimento domiciliar até o encerramento da campanha.


A influenza é considerada um problema de saúde pública no Brasil e pode levar a complicações graves ou à morte, principalmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).


A transmissão dos vírus influenza se dá pelo contato com secreções das vias respiratórias eliminadas na fala, tosse ou espirro (transmissão direta) ou através das mãos ou de objetos contaminados (transmissão indireta), em contato com a boca, os olhos ou o nariz.


UBSs de horário ampliado


Distrito Leste


UBS Leonor Brilhante – Rua Autaz Mirim, s/n – Tancredo Neves;


UBS Alfredo Campos – Rua André Araújo, s/n – Zumbi II;


UBS José Amazonas Palhano – Rua Antonio Matias.


Distrito Norte


UBS Augias Gadelha – Rua A, n º 15 – Cidade Nova I;


USA Sálvio Belota – Rua das Samambaias, nº 786 – Santa Etelvina;


USA Balbina Mestrinho – Rua 17, nº. 170 – Cidade Nova (Núcleo III).


Distrito Sul


UBS DRº José Rayol – Av. Constantino Nery, s/n-Conjunto Chapada/Flores;


UBS Morro da Liberdade – Rua São Benedito, s/n-Morro da Liberdade.


Distrito Oeste


UBS Leonor de Freitas - Av. Brasil, s/n- Compensa II;


UBS Deodato de Miranda Leão – Av. Presidente Dutra, s/n – Glória.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.