25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
08/03/2017

Candidata à reitoria defende diálogo e participação de estudantes, em entrevista na TV UFAM

Foto: Divulgação / UFAM

Candidatos à reitoria na TV UFAM

O diálogo não apenas entre os segmentos acadêmicos, mas também com a sociedade, foi um dos pontos defendidos pela candidata à reitoria da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Arminda Mourão, da chapa Contraponto 31, em entrevista concedida, na tarde de terça-feira (07/06), à TV Universitária da UFAM (TV UFAM).

 

A candidata ressaltou a importância do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. "Não há como dissociar a universidade da sociedade e o papel transformador dela junto ao conhecimento tradicional da comunidade onde ela está inserida”, afirmou. Arminda afirmou que é preciso mudar a cultura do medo que se instalou na universidade nos últimos anos. "Esse assédio moral não se dá apenas entre professor e aluno, mas os técnicos têm sofrido muito e gera inclusive prejuízo para a universidade, pois muitos deles tem adoecido. E o movimento estudantil? Onde está? Temos que mudar essa cultura do medo e voltar com a cultura do diálogo", afirmou.

 

Arminda Mourão abordou a importância da participação dos estudantes em conquistas históricas da universidade como o aumento da frota de ônibus para atender ao campus. “Houve um momento em que o departamento de transporte da faculdade de tecnologia, com ajuda dos estudantes, fez um levantamento sobre número de passageiros, horários e a necessidade de mais ônibus e conseguiram implantar o ônibus integração”, afirmou a candidata, ressaltando a necessidade da retomada da participação dos movimentos estudantis nas lutas pela construção conjunta de uma nova universidade.

 

Foto: Divulgação / UFAM

 

Na entrevista foram abordados oito temas: concepção de universidade, gestão, ensino, pesquisa, extensão, alternância de poder, assédio moral na sala de aula e o papel da universidade como produtora de conhecimento, sendo os últimos três sugeridos pelos próprios candidatos que concorrem ao cargo na reitoria.

 

À candidata da chapa Contraponto 31 foram feitas duas perguntas sobre cada um desses temas: uma pergunta dos internautas que era sorteada no decorrer da entrevista e a outra elaborada pela equipe da TV UFAM, sendo essa última a mesma para todos os candidatos, segundo o produtor da TV UFAM, Caio Pimenta. Arminda teve dois minutos para cada resposta. Além disso, a candidata realizou uma apresentação inicial de um minuto e meio e uma despedida de três minutos. As regras são as mesmas para todos os candidatos.

 

De acordo com a produtora da TV UFAM, Renata de Lima, a entrevista concedida na TV UFAM pela candidata da chapa Contraponto 31, Arminda Mourão, vai ao ar no dia 14 de março, às 9h e às 21h. As reprises irão ocorrer nos dias 20, às 9h, e 21, às 14h. A partir do dia 17 também deste mês, a entrevista estará disponível na internet, no canal da TV UFAM, no YouTube. A transmissão da TV UFAM é feita pelo canal 8, da Net Digital.

 

As eleições para reitoria da UFAM ocorrem no dia 22 de março. No total, 25 sessões serão distribuídas entre a sede da universidade, em Manaus, e nos campi do interior do Amazonas (Coari, Benjamin Constant, Parintins, Itacoatiara e Humaitá). Caso nenhuma das chapas alcance mais de 50% dos votos, as duas mais votadas disputarão o segundo turno no dia 31. Após esse processo, o Conselho Universitário (Consuni) da Ufam irá proceder à eleição do reitor, conforme determina a legislação federal.

 

Nesta etapa, há um compromisso histórico de respeitar a vontade soberana da Universidade, ou seja, o reitor escolhido pela comunidade é o reitor indicado para o Ministério da Educação (MEC). Esse compromisso foi reiterado pelos três candidatos durante o debate realizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), em Manaus, no dia 14 de fevereiro. A reunião do Consuni irá ocorrer no dia 7 de abril. Além da chapa Contraponto 31, outras duas disputam a reitoria da Universidade. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.