28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
14/02/2016

Casos de zika congênita desafiam médicos e cientistas

Foto: Reprodução / O Globo

Vírus na gestação está ligado a combinação de problemas relacionados à malformação cerebral e nas articulações

 O filho de Maria passou algumas horas no mundo. A mãe mal viu o menino. Ele morreu pouco após nascer. Maria é também menina. Tem 15 anos e não entende o que matou o seu bebê, o primeiro caso de que se tem notícia no Brasil de uma combinação de problemas que médicos e cientistas começam a chamar de zika congênita. Como Maria, eles também não compreendem quase nada e se assombram como o vírus pode causar tamanha devastação.


— Foi nosso primeiro caso. Aconteceu em novembro, antes do alerta nacional sobre o zika. Sabíamos que a mãe tinha sofrido de zika. A criança era microcéfala, mas esse era só parte de seus problemas. A mãe não conseguia entender nada, ficou desesperada. E é desesperador ver uma tragédia tão grande assim e tentar consolar o inconsolável — explica a médica e pesquisadora Adriana Melo ao falar do filho de Maria, a menina cujo nome verdadeiro ela prefere omitir.

 


Alessandra de Souza com o filho Samuel, de um mês: “Impossível dizer

o que senti” (Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo)


A criança sofria de artrogripose severa, com pernas e coluna gravemente deformados.


— Infelizmente, temos visto outros casos assim. Observamos um padrão na Paraíba que parece mais grave. Não sabemos o porquê. Há natimortos. Só na semana passada foram dois, com destruição do cérebro. Eles não eram microcéfalos. São diferentes de outros casos relatados no resto do país. Muito mais severos. O cérebro é praticamente todo líquido — frisa a médica, cujo grupo foi o primeiro a alertar para a existência de outras complicações, além da microcefalia.


Casos como o de Guilherme, o bebê de outra moça do sertão. Foi do líquido amniótico de Guilherme que o zika foi isolado e sequenciado nesse meio pela primeira vez, pelo grupo integrado por Adriana, Amílcar Tanuri, chefe do Laboratório de Virologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Ana Bispo, da Fiocruz .


— Guilherme não era microcéfalo, tinha perímetro encefálico normal. Mas os ventrículos cerebrais estavam muito aumentados. Ele praticamente não tinha mais cérebro — diz Adriana.


Guilherme não viveu nem 48 horas, e sua mãe voltou para Juazeirinho sem o filho nos braços.


— Ela sabia que o menino tinha problemas muito sérios. Mas o queria ainda assim. Tentamos explicar que não viveria — conta a médica.

 

Mas a moça na casa dos 18 anos, que prefere ser chamada de a “mãe do Guilherme”, não se conforma. Outra moça da mesma cidade e que também teve zika voltou para casa com a sua Catarina, que tem microcefalia.


A complicação que afetou Guilherme e pelo menos outros seis bebês se chama, genericamente, ventriculomegalia grave. Ela acontece quando os ventrículos cerebrais são tão dilatados que outras partes do cérebro se atrofiam ou são inexistentes. O espaço é então preenchido por fluido. Em muitos casos, o perímetro encefálico é normal. A neurocirurgiã e diretora do Hospital Pedro I, Alba Gean Medeiros Batista, explica que esse é o distúrbio mais grave associado aos casos de zika na gestação. Algumas partes do cérebro podem ser praticamente inexistentes, como o tálamo, o bulbo cerebral e o cerebelo.


— Temos o caso de um bebê cujo cerebelo está praticamente solto. Aqui em Campina Grande temos visto mais casos de ventriculomegalia do que de microcefalia ultimamente e não fazemos ideia do motivo. Também verificamos que danos no cerebelo são mais frequentes. Queremos poder identificar os casos que podem se agravar durante ou depois da gestação, mas não sabemos como. Nos faltam os testes mais básicos — destaca Alba.


Adriana Melo se preocupa em especial com o caso de outra moça com 32 semanas de gestação:


— Pelas ultrassonografias vemos que o bebê tem o perfil de um anencéfalo, parece não ter crânio. Tem deformidade da coluna causada pela artrogripose. Esse bebê não conseguirá, por exemplo, engolir porque para engolir você precisa ter cérebro. Não sabemos nem como lidar direito com a mãe. Praticamos aqui a terapia do abraço. É a única coisa que podemos oferecer.


Segundo ela, são seis casos de ventriculomegalia e artrogripose ligados ao zika na gestação. Quatro crianças morreram e duas estão em gestação.
— É uma síndrome que pode ser devastadora. O que estamos chamando de zika congênita tem uma variação enorme. E microcefalia, como disse num estudo, é só mesmo a ponta do iceberg — afirma Adriana Melo.


A obstetra Bianca Nóbrega, que integra o serviço de atendimento a mães com zika e seus filhos no Pedro I, diz que as gestantes ficam em situação desesperadora.


— Elas são em sua maioria muito pobres. Viajam por centenas de quilômetros para chegar aqui. Muitas vezes sem ter dinheiro para comer.

 

Podemos oferecer lanche, carinho, mas não temos muito o que dizer para uma grávida que nos pergunta “meu filho vai ser um vegetal?” Eu sou mãe. É muito difícil — afirma Bianca.


Segundo Alba, o acompanhamento das crianças cujas mães tiveram zika na gestação, mesmo que sem sintomas, precisa ser feito por pelo menos dois anos:


— Há problemas que só vão surgir à medida que a criança se desenvolver.

 


Casos de microcefalia decorrentes do vírus da Zika na cidade de Campina

Grande, na Paraíba. Adilma Josete de Oliveira, grávida de um bebe

com microcefalia (Foto de Marcia Foletto / Agencia O Globo)

 

“Graças a Deus”, suspira Adilma Josete de Oliveira. Ela ouve com atenção cada palavra que a médica Adriana Melo diz. Adriana faz uma ultrassonografia em Adilma, no sétimo mês de gestação. O bebê, que vai se chamar Luis Felipe, recebeu o diagnóstico de microcefalia. Adilma, de 29 anos, teve zika quando estava no final do segundo mês de gestação. Os sintomas do zika voltaram no quinto mês. Desta vez, mais fortes, com dores intensas nas articulações. Em 29 de janeiro, após uma ultrassonografia, ela soube que seu menino tinha microcefalia. Na sexta-feira passada Adilma se alegrou ao saber que o caso dele parecia não ser tão grave.


— Fico mais aliviada em ouvir que o caso não é dos mais graves, que ele poderá ter mais saúde, se fizer logo fisioterapia. Ainda estou inconformada. O pai dele ficou louco quando soube que ele tinha a microcefalia que todo mundo fala. Para nós, é menos mal ouvir isso agora. Queremos o melhor para nosso filho — afirma Adilma.


O marido, o pedreiro Luís Carlos de Lima, apenas sorri. É o primeiro filho do casal. Os dois vieram de Congo, no sertão, perto da divisa com Pernambuco, para fazer o exame. Saíram às 3h30m de casa, rumo a Campina Grande. Adilma sabe que, depois que Luis Felipe nascer, essa será a rotina pelo menos duas vezes por semana, para que o menino possa receber tratamento.


Como na maioria das outras cidades da Paraíba, em Congo não há estrutura alguma de assistência. O repelente prometido às grávidas da cidade há dois meses até agora não chegou.


— É muito gasto. Não sabemos como vamos pagar. Só ele trabalha, eu tive que deixar o emprego de zeladora. Adoro trabalhar, preciso. Mas agora, como vai ser? — lamenta Adilma.



Em Pedregal, o bairro mais pobre de Campina Grande, Alessandra de Souza Loureiro acorda todos os dias com a mesma preocupação na cabeça. Alessandra, de 34 anos, teve Samuel há um mês. É o seu quinto filho. Mãe de Valéria, de 16 anos; Vanessa Kelly, de 13; Vitória, de 8; e Vivian Yasmin, de 4, ela sempre sonhou com um menino.


— Impossível dizer o que senti quando soube que meu filho tinha microcefalia, que não ia ser igual às outras crianças. Eu queria saber o que era isso, endoidei. Fiquei mais aliviada quando ele nasceu. Tem uns olhos lindos, iguais aos do meu irmão. Nossa família é apaixonada por ele. Não temos vergonha alguma de mostrar, temos muito orgulho dele — afirma Alessandra. — Mas queremos ele que tenha toda a assistência. E não temos dinheiro nem para levá-lo ao tratamento no Hospital Pedro I. Como vai ser daqui para frente? — indaga.


Alessandra não tem como trabalhar, os cuidados com Samuel consomem todo o seu tempo. As irmãs cercam Samuel. Ele recebe o carinho da avó, Maria Margarete de Souza, e da tia, Maria Erivanilda de Souza.


— Nos sobra carinho. Mas falta dinheiro para passagem. É tudo difícil. A presidente Dilma prometeu às mães que nós não ficaríamos desamparadas. Liguei para o INSS em janeiro para marcar a perícia e ter direito a um auxílio. Só consegui horário em 22 de abril. Recebo Bolsa Família, mas não dá — diz Alessandra.


A mãe de Samuel teve sintomas de zika no terceiro mês de gestação. No quinto, uma médica lhe disse que seu bebê não se desenvolvia normalmente:


— A médica ficou doida quando viu.


Pedregal é infestado por mosquitos. O esgoto corre a céu aberto. Não há saneamento, e os mosquitos proliferam na água suja. Na família de Alessandra todos tiveram zika. Inclusive a nora de Maria Erivanilda, Camila, de 16 anos. Camila estava grávida quando contraiu a infecção que lhe deixou o corpo coberto de manchas vermelhas. Seu filho nasceu em setembro, dois meses antes de o Brasil decretar emergência pelo zika. Nasceu morto. O menino tinha malformações severas.


— Não sabemos se foi o zika. Ninguém falava em zika quando ele nasceu. A Camila quase morreu. O meu neto tinha um lado do rosto lindo, perfeito. Mas o outro não tinha os ossos. Ele também não tinha os ossos no braço e na perna. Tudo do mesmo lado. Não superei essa tristeza — conta Maria Erivanilda que trabalha como doméstica.


O filho Maria Erivanilda, Francihelio Amorim da Silva, de 20 anos, e Camila agora esperam a ameaça do zika passar para pensar de novo em gravidez:


— Não dá nem para pensar em ter um bebê nesse momento. Disseram que o meu filho nunca iria falar, enxergar ou ouvir. Não queremos passar por isso de novo — afirma o rapaz.
 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.