25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
17/08/2017

Centro Cultural dos Povos da Amazônia exibe o longa 'O Abraço da Serpente' nesta sexta-feira, dia 18, em Manaus

Foto: Divulgação

Filmado inteiramente em preto-e-branco, “O Abraço da Serpente” (2015) narra expedição de explorador europeu em contato com xamã na Amazônia

Indicação da Colômbia ao Oscar de Filme Estrangeiro no ano passado, o longa-metragem “O Abraço da Serpente” (2015) será exibido em duas sessões gratuitas nesta sexta-feira (18), às 16h e às 19h, no Auditório Gabriel Gentil do Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), no Distrito Industrial, Zona Sul de Manaus.

 

A iniciativa é uma realização do Consulado Geral da Colômbia em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.

 

Veja também

Concerto da Amazonas Filarmônica usa Tchaikovsky e Shostakovich como tema e conta com a presença do violinista Leonardo Jaffé


Além da indicação no Oscar 2016, “O Abraço da Serpente” foi premiado internacionalmente em diversos eventos de renome, entre eles o Art Cinema Award, na Quinzena de Produtores do Festival de Cannes, e foi o vencedor do Prêmio Ariel de Melhor Filme Ibero-Americano, em 2016.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

Ator indígena Antonio Bolívar

 

O longa colombiano também ganhou troféus nos festivais de Istambul, de Lima, de Mar Del Plata e de Rotterdam, entre outros.


Aventura na Amazônia


Com duração de duas horas, o drama dirigido por Ciro Guerra apresenta o diário de expedição de dois viajantes europeus que percorreram o rio Amazonas no início e na metade do século XX em busca de uma planta considerada mítica para os aborígenes. A expedição torna-se, mais tarde, o fio condutor do filme.


A história começa com Théo (Jan Bijvoet), um explorador europeu que, com a ajuda do xamã Karamakate (Nilbio Torres), percorre o rio Amazonas em busca da mítica planta dos indígenas, que ele acredita que pode curar a sua enfermidade.

 

Longa- metragem possui diálogos nas línguas de diversas etnias indígenas

da Amazônia internacional (Fotos: Reprodução)

 

Quarenta anos depois, outro explorador chamado Evan (Brionne Davis) percorre o mesmo caminho de Théo, mas desta vez tenta convencer um Karamakate já idoso (Antonio Bolívar) a ajudá-lo.


“O Abraço da Serpente” foi o primeiro filme indicado pela Colômbia para disputar uma vaga à indicação de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar.

 

O longa-metragem é baseado nos diários dos cientistas Theodor Koch-Grünberg e Richard Evan Schultes, e tem diálogos nas línguas de diversas etnias indígenas da Amazônia internacional, entre elas Tikuna, Wanano, Bora e Ocaina – esta a mesma do protagonista do filme, o ator indígena Antonio Bolívar.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.