19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
20/04/2017

Cerca de 70 mil alunos da rede municipal de ensino fazem a primeira prova da Avaliação de Desempenho do Estudante 2017

Foto: Lton Santos/Semed

Participaram das avaliações, estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º ano do ensino fundamental

A primeira prova da Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE) foi realizada nesta quarta-feira (19), em 358 unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com um total de 69.286 alunos da rede municipal de ensino.

 

Participaram das avaliações, estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º ano do ensino fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA/3ª e 4ª fases) e do Projeto Itinerante (7º e 9º anos).


Veja também

Inscrições para Mestrado em Recursos Hídricos na UEA seguem até dia 30 de abril

 

As provas, de maneira geral, são elaboradas com base na proposta curricular da Semed e nas matrizes de referencia nacionais, como Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Ministério da Educação (MEC).

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 
 
 

A ADE é uma avaliação diagnóstica desenvolvida pela Semed, planejada essencialmente para atender as demandas do trabalho pedagógico como foco nas competências e habilidades que os estudantes precisam desenvolver relativas às áreas de língua portuguesa, matemática e ciências.

 

Ao longo do ano letivo, serão realizadas mais duas avaliações. A segunda prova será no dia 20 de julho e a terceira no dia 5 de outubro.


A chefe da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed, Núbia Pinto Breves, disse que a prova é um grande avanço que a rede municipal realiza para avaliar os alunos e, a partir dos resultados, consegue detectar as defasagens no aprendizado do estudante e, assim, realizar os ajustes necessários para recuperação do conteúdo.


Ela destacou, ainda, que a avaliação é feita nos moldes da Prova Brasil e que este ano os discentes farão esta avaliação externa no mês de novembro. “Esse ano temos um foco muito específico para os alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, pois estamos trabalhando com afinco para a Prova Brasil. Além dos resultados, visamos que esse o aluno avance na questão do processo de ensino-aprendizagem”, contou.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.