20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
04/06/2017

Ciência estuda criar ovário sintético para permitir que mulheres inférteis engravidem

Foto: Reprodução

Segundo os pesquisadores, o objetivo do trabalho científico é desenvolver, em um futuro próximo, ovários sintéticos

Cientistas da Universidade do Noroeste, EUA, conseguiram recuperar a fertilidade em camundongos de laboratório e permitir que as fêmeas dessem à luz filhotes saudáveis após implantar ovários criados em impressora 3D nos animais que tiveram os órgãos extraídos para o experimento.

 

A pesquisa, publicada pela revista científica Nature Communications, produziu as próteses de ovários a partir de estrutura feita de hidrogel, que ganhou consistência mais firme ao ser manipulado em baixas temperaturas.

 

Veja também 
Aromas que trazem bem-estar: dicas para relaxar, acordar e estimular o parceiro

 

Segundo os pesquisadores, o objetivo do trabalho científico é desenvolver, em um futuro próximo, ovários sintéticos que possam ajudar a restaurar a fertilidade de pacientes com câncer que tenham se tornado inférteis.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Estudo pode ajudar pacientes que perderam a fertilidade


Os ovários sintéticos feitos na impressora foram implantados e preenchidos com folículos de óvulos imaturos e, em apenas uma semana, a prótese já recebia nutrientes e hormônios necessários para a formação completa do óvulo.

 

 

Foto: Reprodução


Dos sete roedores com ovários sintéticos fecundados, três recuperaram a fertilidade e foram capazes de gerar filhotes normalmente. Apesar do sucesso da experiência, os cientistas afirmam que o procedimento ainda não pode ser aplicado em seres humanos, que possuem folículos maiores e mais complexos.

 

Vix.com

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.