28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
01/04/2017

Cientistas apresentam “a melhor evidência científica” de que a hipnose é real

Foto: Reprodução / Flickr via Science Alert

Os pesquisadores tentaram analisar os efeitos da chamada vinculação intencional

Enquanto a hipnose é muitas das vezes considerada pouco mais do que um truque, uma nova pesquisa publicada na revista Psychological Science, sugeriu que algumas pessoas realmente podem perder o controle das próprias ações, conforme reportado pela Science Alert.

 

Para o estudo, os pesquisadores do Sackler Center for Consciousness Science, no Reino Unido, desenvolveram um teste projetado para medir à sensação de autogerência, uma sensação que temos sobre nossas próprias ações. Como resultado, os participantes apresentaram uma propensão maior a realizar movimentos involuntários após um evento de hipnose.

 

Veja também 

Criatura misteriosa aparece em uma ilha das Filipinas e todos tentam descobrir o que é. Veja

 

Embora este seja considerado um estudo pequeno e ainda esteja longe de demonstrar que a hipnose realmente funciona como se diz, ele de fato sugere que a prática pode ter um efeito sutil sobre a consciência e que vale a pena ser estudada.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Os pesquisadores tentaram analisar os efeitos da chamada vinculação intencional, que basicamente retrata uma ideia de ação e reação. Por exemplo, quando pressionamos um botão para fazer algum som, nossas mentes percebem esses eventos como próximos dentro de um curto período de tempo. Estudos anteriores já haviam mostrado que, se considerarmos dois eventos (como apertar um botão para produzir som) que não estão relacionados, nossa percepção é sempre ligeiramente enviesada a percebê-los como mais demorados.

 

Para o estudo mais recente, os pesquisadores pediram a 18 voluntários que avaliassem o tempo entre uma série de pressionamentos de botão e seus resultados subsequentes. Como esperado, quando o impulso era involuntariamente desencadeado (por meio de um pedaço de corda preso ao dedo), os voluntários acreditavam que um tempo maior havia passado – uma média 176 milissegundos contra 91 milissegundos quando apertavam o botão por vontade própria.

 

Ainda, e mais interessante do que isso, quando os participantes eram convidados a pressionar o botão após serem hipnotizados, essa percepção de tempo em média era de 156 milissegundos – algo muito próximo ao teste involuntário. Para os pesquisadores essa correlação é uma evidência de que a hipnose induz a mudanças em nosso senso de autogerenciamento.



“Esta é a evidência mais consistente que temos de que as pessoas hipnotizadas sentem que suas ações não estão sob seu próprio controle”, disse o pesquisador Peter Lush à New Scientist. “As ações sugeridas hipnoticamente se comportam mais como ações genuinamente involuntárias do que como ações voluntárias em uma medida implícita de sensibilidade de gerenciamento”, disseram os pesquisadores.

 

Contudo, há de considerar que a amostra utilizada pelos pesquisadores era relativamente pequena e escolhida com antecedência por serem pessoas mais suscetíveis à hipnose. Logo, os cientistas admitem que os resultados não podem se aplicar à população em geral.

 

Science Alert / Jornal Ciência

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.