19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
24/12/2016

Cientistas descobriram 'mundo colorido' sob o gelo da Antártida. Veja vídeo!

Foto: Reprodução / Science Alert

Colorido e vistoso mundo subaquático

Por meio de um ROV (Veículo Operado Remotamente), cientistas australianos descobriram sob o gelo do mar da Baía de O’Brien, próximo à estação de pesquisa de Casey, na Antártida Oriental, um raro, colorido e vistoso mundo subaquático, de acordo com informações da Science Alert.

 

No momento da descoberta, o ROV tentava recuperar um coletor de dados, SeapHox, que desde novembro do ano passado registrava os níveis de acidez, oxigênio, pH, salinidade e temperatura da água. De acordo com o biólogo Glenn Johnstone, da Australian Antarctic Division, um vídeo registrado sobre a descoberta revela uma grande biodiversidade, incluindo esponjas, aranhas-do-mar, ouriços, pepinos e estrelas-do-mar.

 

mundo-colorido-antartica_02

Foto: Reprodução / Science Alert

 

Essas comunidades costumam viver em águas com temperaturas de cerca de -1,5° C durante todo o ano, e cobertas por uma camada de gelo marinho de 1,5 metro de espessura por até 10 meses. No entanto, os cientistas estão apenas começando a compreender a complexidade da biodiversidade de ecossistemas submersos sob o gelo da Antártida.

 

 

“Ocasionalmente, um iceberg pode se movimentar e acabar com uma comunidade inteira, mas na maior parte do tempo, o gelo marinho fornece proteção contra as tempestades que assolam a superfície, sendo um ambiente relativamente estável em que a biodiversidade pode florescer”, explicou Johnstone.

 

 

Um projeto chamado “Programa Antártico Australiano” (em tradução livre) foi considerado um componente de campo final de um experimento desenvolvido para determinar o impacto da acidificação dos oceanos em razão das crescentes emissões de CO2 na atmosfera. Estima-se que até um quarto do dióxido de carbono emitido seja absorvido pelo oceano, causando aumento de sua acidez. A Antártida pode ser um dos primeiros lugares do Planeta onde os efeitos nocivos da acidificação são metidos. Agora, os cientistas planejam estudar os dados recolhidos em um laboratório na Tasmânia.



“Mesmo pequenas mudanças no calendário de derretimento do gelo do mar podem alterar a composição das comunidades nestas águas costeiras mais rasas, e por isso estamos tentando entender quais outros impactos que podem resultar de um oceano em acidificação”, disse James Black, um dos pesquisadores.

 


Science Alert / Jornal Ciência 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.