29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
18/03/2018

Cientistas fazem com que pessoas revivam sonhos enquanto acordadas

Foto: Reprodução

Esse fenômeno foi analisado por um estudo publicado pelo periódico Brain Stimulation

Você provavelmente já sentiu ou pelo menos ouviu falar em Déjà Vu. Ele em geral aparece quando você vai a algum lugar pela primeira vez e surge uma sensação de que já esteve ali.

 

Ou quando está fazendo alguma atividade nova e tem a sensação de que já fez algo semelhante. Já falamos bastante sobre o assunto, e você pode conferir aqui.

 

Agora imagine alguém que consegue reviver as mesmas sensações que teve num sonho ou se sente como num sonho, mas tudo isso estando acordado.

 

Veja também
 
Polícia procura turista que 'assediou' nua pedra em forma de pênis na ilha de Koh Samui, Tailândia
 

Esse fenômeno foi analisado por um estudo publicado pelo periódico Brain Stimulation.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

Seguindo a ideia do nome Déjà Vu, que quer dizer “já viu”, nomearam essa outra sensação de Déjà Rêvé, que significa “já sonhou”.

 

Para o estudo foram utilizados dados de pacientes com epilepsia que tiveram essa sensação após passarem por estimulação elétrica cerebral, procedimento para tratamento para a doença.

 

 

Os dados utilizados abrangem o período entre 1958 e 2015. Com isso, foi possível distinguir as sensações de Déjà Vu e Déjà Rêvé e, em consequência, aprender mais sobre nossos sonhos.

 

Segundo o autor principal do estudo, Jonathan Curot, do Hospital Universitário de Toulouse, o Déjà Rêvé induzido por estimulação elétrica cerebral é uma boa técnica para entender melhor os sonhos fisiológicos que não podem ser reproduzidos em laboratório.

 

 

Ele diz também que a maioria dos estudos de sonhos focam nos períodos de sono REM (rapid eyes movement, ou movimento rápido dos olhos), com informações sobre o sonho obtidas assim que a pessoa acorda.

 

No entanto, os sonhos que acontecem fora da fase REM também são significativos, e muitos fatores podem tornar o relato dessa fase menos confiáveis, especialmente pouco antes de acordar, se comparados com os relatos de pacientes que não estão dormindo.

 

Tipos de Déjà Rêvé


O estudo determinou que existem três tipos de Déjà Rêvé. No primeiro, o paciente é capaz de espontaneamente relatar um sonho completo, especificando também quando ele aconteceu; é chamado de “episódico”.

 

Por exemplo, a pessoa relembra um sonho que teve anos atrás, conseguindo descrever o que aconteceu na ocasião em detalhes.

 

Foto: Reprodução

 

A lembrança do sonho também pode ocorrer vagamente, e esse tipo foi chamado de “familiar”, e aqui estão incluídos casos em que um sonho recente é relembrado somente em pontos específicos.

 

Já o último tipo é aquele em que o paciente sente que está dentro do sonho, ou pesadelo, enquanto acordado e é chamado de “estado de sonho”. Os relatos são de que nesse estado o paciente sente como se estivesse flutuando ou desmaiado.

 

Os estudos sobre o assunto ainda são recentes, mas com a evolução das pesquisas provavelmente o fenômeno possa ser explicado com mais clareza, assim como o entendimento sobre os nossos sonhos. 

 

Mega curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.