18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
24/05/2018

Comissão de Transporte suspeita sobre manutenção dos aviões do aeroclube

Foto: Reprodução

A reunião também abordou a transferência do aeroclube para fora da área urbana de Manaus

 A suspeita da falta de manutenção das aeronaves que utilizam o aeroclube de Manaus foi apontada como um dos motivos das quedas de aviões registradas nos últimos dois anos no Amazonas. Além disso, a transferência do aeroclube para outro município foram discutidas nesta quinta-feira (24) durante reunião da Comissão de Trânsito e Transporte da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

 

Participaram da reunião os deputados Wanderley Dallas (SD), Luiz Castro (REDE), Francisco Souza (Podemos), Dermilson Chagas (PP) e Carlos Alberto (PRB).

 

Veja também 

Emenda de José Ricardo põe fim ao voto secreto para eleição de cargos de direção no Tribunal de Justiça do Amazonas

 

Segundo o presidente da Comissão de Transporte, deputado Wanderley Dallas, existe a suspeita que os aviões não estão recebendo a manutenção necessária para continuar funcionando. “Recebemos denúncias de falhas técnicas envolvendo as aeronaves”, disse Dallas. “Essas falhas podem ser fatais se o avião estiver no ar”, acrescentou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Na tentativa de resolver o problema, a comissão de Transporte vai solicitar às empresas de aero táxi o certificado de manutenção dos aviões. As cópias dos documentos serão enviadas à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a outros órgãos que cuidam da segurança na aviação.

 

A intenção é conferir se a manutenção das aeronaves está sendo feita do modo correto e nos prazos estabelecidos por Lei. A Comissão de Transporte também vai solicitar à Anac o relatório das causas dos acidentes aéreos envolvendo os aviões que chegam ou decolam do aeroclube.

 

Transferência do aeroclube

 

A reunião também abordou a transferência do aeroclube para fora da área urbana de Manaus. Foi sugerido, em maio do ano passado, que o aeroclube seja levado para um terreno na rodovia Manoel Urbano, entre Manaus e o município de Iranduba.

 

A proposta foi aceita pelos donos de empresas de aerotáxi e pelos moradores das proximidades do aeroclube. Os empresários revelaram que o terreno onde funciona o aeroclube, no conjunto Flores, pertence ao Governo Federal. Para uso do imóvel, os empresários pagam aluguel à União. “Eles (empresários) pagam caro pelo uso do terreno”, explicou o deputado Luiz Castro. “Esse é um dos motivos que levam os donos de aero táxi a sair da área urbana de Manaus”, destacou.

 

Em agosto deste ano termina o contrato de locação do terreno. O imóvel deverá ser repassado pela União à Prefeitura de Manaus ou para administração do Governo do Estado. “Com o término do contrato, o aeroclube poderá ser fechado ou finalmente transferido para outro local. Nos próximos meses teremos uma posição sobre o assunto”, prevê o deputado Dermilson Chagas.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.