23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Bizarro
10/01/2018

Como funciona o órgão artificial elétrico que foi inspirado em enguias?

Foto: Reprodução

Feito de gel e capaz de ser produzido em impressoras 3D

Desenvolvido por cientistas da Alemanha no Adolphe Merkle Institute, da Universidade de Friburgo, o primeiro órgão elétrico artificial inspirado em enguias elétricas poderá, no futuro, ser usado em tratamentos de saúde de humanos. O projeto foi divulgado pela revista Nature.

 

Órgão artificial inspirado em enguias


De acordo com os pesquisadores, o mecanismo natural de defesa das enguias pode gerar correntes elétricas de até 600 volts a partir de células eletrócitos.

 

O animal possui milhares de eletrócitos acoplados em série, que permitem que todas as voltagens sejam aplicadas juntas ao mesmo tempo.

 

 

Algo parecido acontece com o órgão elétrico artificial: ele é formado por milhares de eletrólitos que, quando estimulados por sinais elétricos do sistema nervoso, provocam uma tensão que acelera partículas de íons, gerando um fluxo que, por sua vez, resulta em uma corrente elétrica.

 

Feito de gel e capaz de ser produzido em impressoras 3D, o órgão elétrico artificial possui sistema biocompatível e poderá ser utilizado em cargas para marca-passo cardíaco e até mesmo como prótese de órgãos. 

 

Site Vix/ MdeMulher

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.