24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
16/08/2017

Concerto da Amazonas Filarmônica usa Tchaikovsky e Shostakovich como tema e conta com a presença do violinista Leonardo Jaffé

Foto: Divulgação

Concerto com peças de compositores russos contará com a participação especial do violinista Leonardo Jaffé, nascido em São Paulo e residente em Londres.

O Teatro Amazonas recebe nessa quinta-feira (17), a partir das 20h, mais uma das grandes apresentações da Série Guaraná XIV, com a Amazonas Filarmônica, sob a regência do maestro Marcelo de Jesus.

 

A Série, que ocorre anualmente desde 2003, é uma realização do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, e traz ao público concertos semanais que reúnem o que há de melhor na música clássica universal, nas comemorações pelo 20º aniversário de criação da Secretaria de Cultura.

 

Veja também

Espetáculo duplo nesta terça-feira no Teatro Amazonas com música erudita e dança contemporânea. CONFIRA!


Com o tema Tchaikovsky e Shostakovich, o concerto, que homenageia os compositores russos Dmitri Shostakovich e Pyotr Tchaikovsky, tem duração de duas horas, com um intervalo de 15 minutos, e traz ao público amazonense o Concerto para Violino em Ré Maior, op. 35, composto em 1878, de Tchaikovsky; e a Sinfonia No. 10 em Mi Menor, op. 93, composta por Shostakovich em 1953.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

Leonardo Jaffé, neto de Alberto Jaffé

 

O espetáculo ainda conta com a participação do violinista Leonardo Jaffé, neto de Alberto Jaffé, renomado pedagogo no ensino de cordas de muitas gerações no Brasil.


“O Leonardo Jaffé esta residindo em Londres, agora, e vem de uma família muito tradicional do mundo da música. Nesse concerto, ele é o solista do Concerto de Tchaikovsky, uma das obras mais célebres da música sinfônica.

 

E, na segunda parte do concerto, nós executamos a Sinfonia No. 10, de Shostakovich. Um fato interessante sobre essa obra é que a estreia dela aconteceu apenas alguns meses após a morte de Josef Stálin, que instigou a censura das obras de Shostakovich na União Soviética”, declara o maestro Marcelo de Jesus.


Série Guaraná


Realizada há 14 anos, a Série Guaraná é um projeto cultural do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, que tem por objetivo exaltar o trabalho da orquestra Amazonas Filarmônica, com destaque para concertos de compositores renomados da música erudita, apresentados no Teatro Amazonas.

 

Amazonas Filarmônica (Fotos: Divulgação)

 

Por meio da iniciativa, o público pode criar uma relação com a música clássica e ter a percepção da evolução dos músicos da orquestra.


O amazonense Fernando Lima, violinista da Amazonas Filarmônica desde a sua fundação, também participa da Série Guaraná desde a sua estreia.

 

Segundo ele, é uma alegria participar do projeto, que proporciona visibilidade aos músicos enquanto profissionais e integrantes de uma das orquestras mais renomadas do Brasil.


“Sinto-me honrado em fazer parte desse Corpo Artístico que é um polo produtor de cultura, agregando conhecimento artístico tanto para o público espectador, quanto para os próprios músicos”, conclui.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.