20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
18/06/2019

Condenados pela Lei Maria da Penha não poderão exercer cargo em comissão na Câmara

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM

O Projeto de Lei 106/2019, de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), foi aprovado na segunda-feira (17/06), em primeira discussão, no plenário da Casa.

 

O PL veda a nomeação para cargos em comissão de funcionários comissionados que tenham sido condenadas pela Lei Federal 11.340 (Lei Maria da Penha), no âmbito do legislativo municipal.

 

De acordo com o presidente da CMM, vereador Joelson Silva (PSDB), a apresentação do PL atendeu a demanda apresentada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e também de entidades da sociedade civil que militam na defesa dos direitos das mulheres.

 

Veja também 

 

 Wilson Lima discute com ministro Sérgio Moro cooperação do Governo Federal no combate ao narcotráfico

 

Wilson Lima assina protocolo de intenções com os Correios para possíveis parcerias no interior do Amazonas

 

O presidente lembra leis semelhantes jà aprovada em Manaus já vêm sendo votadas em casas legislativas de várias capitais e cidades brasileiras. “Há uma movimentação no Brasil inteiro, de casas legislativas e até prefeituras, pela aprovação de projetos que impeçam que pessoas condenadas pela Lei Maria da Penha possam ser nomeadas em cargos comissionados”, afirma Joelson Silva.

 

O parlamentar lamentou o aumento dos índices de violência contra mulher, um comportamento que, segundo ele, está na contramão dos valores de igualdade de gêneros, evidenciado nos dias atuais. “A violência contra a mulher ainda é algo inadmissível. Mesmo com o instrumento jurídico aprovado recentemente, a Lei do Feminicídio (Lei nº 13.104/2015), que colocou a morte de mulheres no rol de crimes hediondos e diminuiu a tolerância nesses casos, os números mostram que as mulheres precisam aprender a se defender, buscando seus direitos e denunciando toda e qualquer violência contra uma de nós”, defende.

 

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), somente no mês de janeiro deste ano, o número de casos de violência doméstica contra mulheres registrados em Manaus apresentou aumento de 73%. Foram registrados 1.270 casos de violência doméstica, enquanto em 2018 foram 734 registros. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.