20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
12/06/2017

Confira 5 fatores para ficar de olho antes de topar fazer as unhas em um salão novo de beleza

Foto: Reprodução

A seguir, conheça cinco dicas para prevenir qualquer resultado indesejado na hora de ir à manicure no salão

Na hora de fazer as unhas, muitas vezes, a preocupação com a estética se sobressai às questões práticas que envolvem o cuidado com a saúde da unha.

 

Algumas mulheres se limitam a ter o zelo com o alicate esterilizado, no entanto, segundo a fundadora da Beryllos, primeira rede de cuticularia do Brasil, Luzia Costa, há outros quesitos que precisam ser cumpridos para evitar a transmissão de algumas doenças sérias. A seguir, conheça cinco dicas para prevenir qualquer resultado indesejado na hora de ir à manicure no salão:

 

Atenção com hábitos da manicure

 

Veja também 

Câncer ginecológico: doença feminina tem sintomas facilmente confundidos


1. Compartilhamento de esmaltes


É muito comum a precaução com o uso dos alicates e a maioria das pessoas leva o seu material pessoal para ser utilizado no salão. Porém, ninguém considera o perigo que é compartilhar esmaltes que também podem causar doenças sérias. A química do produto simplesmente não é capaz de eliminar bactérias e fungos que podem existir após ter sido utilizado em unhas com algum tipo de doença como, por exemplo, a micose.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

2. Reutilização de outros materiais


Para ter total segurança é necessário que materiais como lixas e espátulas de madeira sejam descartados a cada utilização. Porém, muitas profissionais, por questão de economia ou até mesmo por não possuir conhecimento, reutilizam esses materiais para evitar desperdício. Esse é um erro muito grave. Itens como alicates e espátulas de metal precisam de um cuidado especial na hora da higienização, devem ser lavados com produtos específicos de assepsia e devem passar pela autoclave. Exija materiais que não foram utilizados e que serão descartados na sua frente.

 

3. Cuidado com uso do alicate

 


O maior vilão dos salões de beleza é o alicate, já que ele é responsável por transmitir doenças como verrugas e até mesmo a Hepatite C. O ideal é pedir para a profissional manicure usar os materiais que você levar, mesmo correndo o risco de ela não estar acostumada com os utensílios. Ou, até mesmo procurar salões que usem outras práticas para fazer as unhas sem a remoção da cutícula. Mesmo assim, lembre-se de trocar o seu alicate periodicamente, ainda que ele somente seja utilizado por você.


4. Remoção das cutículas

 

Fotos: Reprodução 


Mesmo assim, ainda que seja esterilizado toda vez, o uso do alicate para a prática de remoção da cutícula acaba com a proteção natural das unhas e aumenta as chances de contrair doenças, com os cortes que o alicate pode ocasionar. Além disso, é um procedimento que pessoas com algum problema de saúde, diabetes, por exemplo, não deveriam realizar.

 

5. Esterilização correta


Para que seja feita da forma mais adequada possível, a esterilização dos instrumentos de manicure precisa ser feita corretamente. Os profissionais precisam ter como meta principal a higienização dos materiais utilizados: limpar, desinfetar e esterilizar. Porém, quando esses cuidados não são feitos de maneira adequada, podem causar alguns transtornos. O melhor mesmo é ter seu próprio kit, e fazer a limpeza toda vez que for ao salão para evitar possíveis contaminações.

 

Vix.com

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.