25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
13/01/2017

Confira 6 fatos tão absurdos e aleatórios que você vai achar que são inventados

Foto: Reprodução

Fatos tão absurdos e aleatórios que você vai achar que são inventados

1. O pior motorista da Irlanda

 

Há poucos anos, as autoridades de trânsito da Irlanda ficaram atônitas com o polonês Prawo Jazdy: o cara acumulou mais de 50 multas, quase todas por excesso de velocidade, em várias partes do país, durante um período de 2 anos.

 

Apesar disso, ele nunca foi preso, por ser um mestre do disfarce. Ele podia ser tanto um homem de meia-idade quanto uma jovem mulher. Para piorar, ele tinha mais de 50 datas de nascimento diferentes e mais de 50 endereços fixos.

 

Mas como isso é possível? Simples: “Prawo Jazdy”, na verdade, significa “carteira de motorista” em polonês. As autoridades estavam multando um cara que nem sequer existe! O erro foi descoberto somente em 2009, para a vergonha dos oficiais irlandeses.

 

 

2. Quantas pessoas morreram no desastre de Chernobyl?

 

A resposta pode ser desde 30 até meio milhão! O número é impreciso porque os efeitos da radiação são difíceis de serem calculados. Em um primeiro momento, a explosão do reator causou a morte de 31 pessoas, de maneira instantânea. Porém, ao longo dos anos a radiação foi responsável por um grande surto de câncer, que pode ter vitimado quase meio milhão de pessoas.

 

Na época, a Organização Mundial da Saúde estimou que 4 mil pessoas desenvolveriam câncer por conta da radiação, mas o número exato nunca foi possível de ser calculado. A ONU estima 16 mil, a Academia Russa de Ciência fala em 200 mil, e a Comissão Nacional Ucraniana Contra a Radiação acredita em até 500 mil mortes, em várias regiões da Europa, da Ásia e da África.

 

 

3. A Nintendo existia durante o Império Otomano

 

Se você se lembra vagamente das aulas de História no colégio deve saber que o Império Otomano foi fundado há vários séculos, mais precisamente em 1299. Então, como seria possível a Nintendo, meca dos jogos eletrônicos, ser contemporânea desse império? Bem, acontece que a empresa é muito mais velha do que você imagina...

 

A Nintendo começou como fabricante de cartas de baralho, por volta do ano 1889, muitas décadas antes de investir no mercado eletrônico. Já o Império Otomano só entrou em colapso em 1922, após o fim da Primeira Guerra Mundial.

 

 

4. Existem 20 milhões de toneladas de ouro no mar

 

Que ele está lá é fato, mas é difícil de extrair: em sua grande maioria, o ouro nos mares está diluído em frações muito minúsculas. Um litro de água do mar pode conter até 13 bilionésimos de 1 grama de ouro, tornando praticamente impossível separá-los. Mas existe tanto ouro submerso que daria para dar cerca de 9 quilos para cada pessoa do planeta! Seria o equivalente a R$ 120 mil por pessoa!

 

Claro que nem tudo está perdido, já que você ainda pode trombar com um tesouro submerso. Em 2015, na costa de Cartagena, na Colômbia, foi encontrado o equivalente a US$ 1 bilhão em ouro em um navio espanhol afundado. Vai que você dá uma sorte dessas durante seu próximo mergulho? Caso aconteça, você me dá um pedacinho?

 

 

5. Já existiu um terremoto de 23 graus na escala Richter

 

Se você acompanha as notícias dos tremores de Terra já deve ter visto que quanto maior o valor na escala, maior a destruição. Em 1964, o Alasca foi sacudido por um terremoto de 9,2 graus. Já o Chile sofreu um abalo de 9,6 graus em 1960, sendo considerado o maior da história aqui na Terra.

 

Mas e onde rolou esse de 23 graus? De acordo com a Nasa, ele ocorreu na estrela denominada SGR J1550-5418, que fica a milhões de anos-luz da Terra. Esse gigantesco ‘estrela’moto era grande o bastante para destruir tudo em um raio de 10 anos-luz! Tremores desse tipo liberam energia o suficiente para destruir vários planetas de uma só vez!

 

 

6. Você já imaginou a quantidade de combinações de um baralho?

 

Será humanamente impossível algum dia criarmos todas as combinações possíveis em um baralho tradicional de 52 cartas. Cada vez que você o embaralha, está criando uma combinação única na história! E olha que os baralhos são bastante populares em todo o mundo, hein?

 

Acontece que o número de combinações é gigantesco. Basta calcular através de 52! (52 fatorial). Isto é: 52 vezes 51 vezes 50 vezes 49, e por aí vai. O resultado dessa conta maluco é de 80.658.175.170.943.878.571.660.636.856.403.766.975.289.505.440.883.277.824.000.000.000.000 combinações!

 

Esse número tão absurdo pode ser descrito assim: “Se cada estrela em nossa galáxia tivesse um trilhão de planetas, e cada um deles contasse com um trilhão de pessoas, e cada uma dessas pessoas tivesse um trilhão de pacotes de cartas e de alguma forma eles conseguissem fazer combinações únicas 1.000 vezes por segundo e estivessem fazendo isso desde o Big Bang, somente agora estaríamos começando a repetir as sequências”. É mole?

 

Fotos: Reprodução


MegaCurioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.