29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
16/01/2019

Confira od 7 motivos para você dormir do seu lado esquerdo

Foto: Reprodução

Tipicamente, a sua posição de dormir é do tipo “o que me faz cair no sono”. Existem muitas posições comuns que as pessoas adotam quando se deitam para dormir, incluindo de lado, de estômago para baixo, estômago para cima ou encolhidas em uma posição fetal.

 

Algumas pessoas ficam relativamente imóveis, e outras se mexem e viram a noite toda. Os dois jeitos são ok, desde que você não acorde dolorido no dia seguinte.

 

Veja também
 
Highline: grupo de jovens se arriscam em modalidade esportiva e andam a mais de 30m de altura entre prédios de São Paulo


Mas, seu sono deveria ser melhor do que apenas um ok. Deveria ser ótimo. Seu corpo ainda está bastante ativo durante esse período, arquivando memórias, digerindo o jantar e recarregando suas baterias, isso sem falar na circulação do oxigênio e do sangue.

 

Dormir bem é o melhor remádio para um dia tranquilo e agradável

 

Acontece que a posição que você fica enquanto dorme faz uma grande diferença na eficácia desses processos, e xiste uma porção que é melhor.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Dormir virado para o seu lado esquerdo é a norma de ouro no que diz respeito à posição para dormir, e temos 7 motivos de peso do por que disso.

 

Não está convencido? Continue com a gente enquanto te contamos as razões. 

 

7. Melhora a digestão

 


Seus pais já te disseram que não faz bem comer antes de ir para a cama, que a comida vai ficar parada lá a noite toda e te tornar gordo? Essa é uma informação frequentemente repetida, mas não é verdade – a digestão continua se você estiver acordado ou dormindo.



E existe um motivo para o lanchinho da hora de dormir ou da meia-noite ser algo bom. Nossos corpos ainda estão trabalhando durante o sono e precisam de algum combustível para tirar o máximo proveito daquele período.

 

Mesmo a digestão ocorrendo independente da sua posição de dormir, você pode ajudar seu corpo a trabalhar com o menor esforço possível dormindo do seu lado esquerdo.

 

Isso é porque nosso estômago fica no lado esquerdo do abdome, e quando você deita sobre seu lado esquerdo, isso permite que o alimento passe para o intestino grosso mais facilmente. Essa posição também evita que o estômago fique sobre o pâncreas, o qual sustenta o fluxo livre de enzimas.

 

6. Proporciona um descanso para o seu coração

 


Desde o primeiro momento de sua existência, o coração deve bater sem parar para sustentar a vida. Esse é um grande trabalho que pode ser afetado por um conjunto de fatores, desde a dieta até a qualidade do ar. Não é à toa que doença cardíaca é o assassino número um de adultos no mundo inteiro. Para minimizar esse risco, facilite o trabalho do seu coração dormindo do lado esquerdo.



Parece uma coisa sem importância, mas quando você dorme do seu lado esquerdo, você deixa a gravidade a circular o sangue. Sua aorta carrega sangue do coração para o resto do seu corpo, e curva para a esquerda quando começa seu trajeto. Quando você deita de uma forma que o coração fica apontado para baixo, ele tem menos trabalho para circular o sangue.

 

5. Alivia a dor nas costas

 


Quem já não acordou torcido por ter dormido de mau jeito e causou tensão nas costas ou pescoço? (Se isso nunca aconteceu com você, queremos saber seu segredo). Se você está acordando dolorido muitas vezes, dormir do seu lado esquerdo pode te ajudar.



Para começar, dormir do lado esquerdo alivia a pressão sobre a coluna. Quanto mais pressão sobre sua coluna quando você dorme, maior o esforço dos seus músculos para manter tudo no seu devido lugar. Indo um pouco mais à fundo, quando você dorme do lado esquerdo, melhora a sua circulação. Isso tem um efeito cascata que reduz a inflamação associada aos músculos distendidos.

 

4. Ajuda o sistema linfático

 


O Sistema linfático é uma rede de vasos que transporta um líquido claro chamado linfa. Este sistema exerce um papel importante deslocando o fluido através do seu corpo, e também na função do nosso sistema imune. A linfa elimina toxinas e outros resíduos, então um bloqueio em qualquer lugar no sistema está associado a uma saúde precária.



Há muito tempo sabe-se que dormir do lado esquerdo do corpo ajuda o sistema linfático a filtrar nossos resíduos. A linfa drena para a esquerda através do ducto torácico, então de novo essa posição deixa a gravidade ajudar uma função corporal natural.

 

3. Menos azia

 


Azia dói, e como dói. Pode ser um efeito colateral de comer antes de se deitar, visto que a posição de barriga para baixo permite o ácido do estômago a deslizar mais facilmente para o seu esôfago. Curiosamente, os cientistas descobriram que dormir do lado esquerdo pode minimizar a azia, enquanto que dormir do lado direito pode piorá-la.



Tudo isso pode ser devido à posição do estômago no lado esquerdo de nossos corpos. Quando deitamos do lado esquerdo, a junção do estômago e esôfago é mantida em um nível mais alto do que o ácido estomacal. Mas, no lado direito, o esfíncter esofágico inferior é relaxado e pode deixar a ácido passar.

 

2. Crucial para mulheres grávidas

 


Mulheres grávidas estão circulando sangue para dois corpos, um trabalho intenso que requer um maior volume de sangue. Ao mesmo tempo, um feto crescendo expande o útero e pressiona a coluna e outros órgãos.



Deitar no lado esquerdo mantém a circulação fluindo livremente e tira a pressão que o bebê faz sobre a coluna da mãe, além de evitar que o fígado seja muito espremido. No geral, deitar do lado esquerdo fornece o melhor fluxo sanguíneo para ambos os corpos.

 

1. Previne o ronco

 


Se a sua mulher ronca, ou você é o culpado do barulho chato no quarto todas as noites, dormir do lado esquerdo pode fazer toda a diferença na felicidade do casal. Antes que você se anime muito, isso não vai curar todas as causas de rondo. Mas mantém sua língua e garganta em uma posição mais neutra e deixa as vias aéreas livres.



Quando estamos dormindo, a boca, garganta e língua relaxam. Dormir de barriga para cima é a pior posição para quem ronca, porque aqueles tecidos relaxam de traz para frente e podem parcialmente obstruir a via aérea. Ronco é a vibração causada ao empurrar o ar através daquele espaço apertado.

 

Health & Human

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.