28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Bizarro
25/12/2018

Confira sete tradições natalinas bizarras que existem pelo mundo

Foto: Reprodução

Se você olhar com atenção, descobrirá alguns gostos bem diferentes nessas celebrações pelo mundo

Embora o Natal seja geralmente tratado como um feriado cristão, ele também é celebrado em algumas partes do mundo de um jeito bem particular, com as pessoas adicionando as suas próprias tradições de acordo com o folclore e a cultura regional.

 

Coisas como manjedoura, Papai Noel e bonecos de neve sorridentes ainda fazem sucesso em muitos lugares, mas se você olhar com atenção, descobrirá alguns gostos bem diferentes nessas celebrações.

 

As tradições natalinas a seguir mostram isso muito bem.

 

Veja também

5 ideias de decoração natalina para seios e bumbum que viralizaram nas redes

 

1 – Elfo arteiro

 

 

Todo mundo sabe que não é uma boa ideia mexer com espíritos brincalhões, não é mesmo? Pois na Dinamarca existe o costume de deixar um pouco de arroz-doce ou mingau para um elfo arteiro chamado Nisse. Segundo a tradição, se as famílias se esquecerem de alimentar o diabozinho, a criatura virá na noite da véspera de Natal para roubar todos os presentes das crianças antes que elas acordem para encontrá-los pela manhã.

 

2 – Pular ondas em pleno inverno

 

 

Pense no frio que faz na Inglaterra em dezembro! Pois em Brighton, uma cidade litorânea localizada na costa sul do país, a temperatura média ronda os 5 °C nesta época do ano, e lá existe o costume de pular ondas no dia de Natal. E não pense que os corajosos habitantes que se atrevem a encarar o mar — cuja temperatura fica perto dos 10 °C — se protegem com roupas especiais. Eles vão para a água usando apenas um gorro de Papai Noel e roupas de banho.

 

 

Em Dublin, na Irlanda, existe um costume parecido! Anualmente, um Papai Noel costuma mergulhar em Sandycove, e centenas de simpatizantes o acompanham. Mas, como estamos falando de irlandeses, é claro que existe bebida envolvida na festa. Então, o pessoal só pula na água depois de tomar um golinho de conhaque para espantar o frio.

 

3 – “Espantar” o Natal a tiros

 

 

 

Já no vilarejo de Schönau, localizado na belíssima e gelada região dos Alpes Bávaros, na Alemanha, grupos de homens vestidos com trajes tradicionais — conhecidos como lederhosen — costumam disparar tiros de morteiro ao ar para dar as boas-vindas ao Natal. Boas-vindas?

 

4 – Monstros de feno

 

 

Também na Baviera — ou Bavária, como essa região da Alemanha é conhecida—, na cidade de Bischofswiesen, os jovens vestem máscaras de demônio e usam fantasias feitas de feno para correr pelas ruas assustando a população.

 

Esse costume remonta a época do paganismo e se repete anualmente nos dias que antecedem o Natal.

 

5 – Carnaval

 

 

Na véspera de Natal, em várias localidades de Cuba ocorrem carnavais pra lá de animados, conhecidos como Parrandas. Essas celebrações — tradicionalmente religiosas — são embaladas com muita música, desfiles de carros alegóricos e fogos de artifício, e a mais famosa acontece na cidade de Remedios. O costume teve início há cerca de 200 anos, depois que o padre local enviou vários coroinhas às ruas batendo em panelas para chamar a população para a Missa do Galo.

 

6 – 13 em vez de 1

 

 

Aqui no Brasil — assim como em boa parte do mundo — as crianças que foram boazinhas durante o ano esperam pela visita do Papai Noel no Natal, não é mesmo? Pois na Islândia a molecada começa a receber visitas de 13 rapazes natalinos (os jólasveinarnir) 13 dias antes.

 

 Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

 

Assim, durante as duas semanas que antecedem o Natal, cada noite um jólasveinarnir deixa para as crianças que se comportaram direitinho pequenos presentes, enquanto as que foram levadas ganham batatas podres dos visitantes natalinos.

 

7 – Natal e... cocô

 

 

Na região da Catalunha, na Espanha, parece que existe certa fixação por fezes durante as festas natalinas... Uma das figuras que costumam aparecer nesta época do ano — mais especificamente, no dia 8 de dezembro — é o “Tío de Nadal”, um tronco de carinha simpática que fica equilibrado sobre um suporte.

 

As crianças são encorajadas a cuidar do Tío — cobrindo o coitadinho e inclusive dando de comer ao tronco — até a véspera de Natal, quando, então, a história se complica para o personagem e a criançada começa a golpeá-lo com um bastão para que ele defeque os presentes. 

 

Uma loucura...

 

Outro personagem popular na Catalunha é um homenzinho conhecido como “Caganer”, e temos certeza de que você consegue deduzir o que o nome significa. Essa figura costuma ser incluída nos presépios, normalmente escondida em um canto ou atrás de uma moita, e tradicionalmente veste roupas típicas (e calças arriadas) dos camponeses catalães. Entretanto, não é raro encontrar caganers inspirados em figuras políticas ou celebridades. Veja:

 

 

 

Tricurioso/Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.