28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
15/01/2018

Conheça a dramática história da medalhista olímpica que sofre de uma doença indescrevível e pediu pra morrer

Foto: Reprodução

Ela é medalhista e conquistou a medalha de prata nos Jogos do Rio de Janeiro 2016, mas no avião na cadeira de rodas em 400 metros afetou o mundo declarando: "Eu não quero mais sofrer, eu quero a eutanásia"

Às vezes, o mundo dos esportes apresenta-nos com realidades tão difíceis que nos faz estremecer. A história de Marieke Vervoort, a belga que pratica diferentes disciplinas na categoria paraolímpica - com deficiência - passa por um calvário.


Ela é medalhista e conquistou a medalha de prata nos Jogos do Rio de Janeiro 2016, mas no avião na cadeira de rodas em 400 metros afetou o mundo declarando: " Eu não quero mais sofrer, eu quero a eutanásia."


Veja também

Imprensa espanhola destaca Real Madrid sem explicações para queda


Qual é a sua condição?


Marieke Vervoort enfrenta uma tetraplegia progressiva aos 38 anos que começou a sofrer quando era adolescente.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

 

Esta doença passou no seu dia a dia e impediu-o de poder fazer mais movimentos à medida que ele se apoderou disso. A tal ponto que atualmente mal consegue comer.


Os primórdios do Calvário


Toda essa história de terror começou quando o atleta era adolescente. Marieke começou a sentir dor em suas extremidades inferiores e foi lá que depois de alguns estudos foi revelado que ela sofria de infecções no tendão de Aquiles.

 

 

A primeira consequência da doença foi forçá-la a caminhar na ponta dos pés. E estava se desenvolvendo.


A distração dos Jogos Olímpicos


O evento paralímpico realizado no Rio de Janeiro em 2016 permitiu que o belga tenha um objetivo próximo e importante, para não continuar a pensar sobre sua condição.

 

 

Na prévia, ele revelou: " Espero terminar minha carreira com um pódio. Eu começo a pensar sobre a eutanásia ". Dessa forma, o único que a separou da morte era esporte.


Medalha de prata


Apesar de estar em uma situação emocional crítica, Vervoort foi capaz de assimilar as complexidades e lidar com seu trabalho da maneira mais profissional. Competido na categoria T52 de 400 metros.

 

 

Quando ele derrotou ele disse: " Ainda não é hora de minha morte. Quando os dias ruins são mais do que os bons dias, tomarei a decisão ".


Contra quem você competiu?


O T52 na disciplina que disputou detalha o tipo de deficiência sofrida pela pessoa e o belga descrito como " deficiência na medula espinhal". Enquanto o T é a referência ao Track , que em espanhol significa Track.

 

 

Outros atletas da disciplina foram classificados como: Amputados, deficiências visuais, paralisia cerebral ou nanismo.


Após os Jogos


O desportivismo e tudo o que vem preparando e participando de um jogo paraolímpico deslocaram a doença da sua cabeça. Como também o lauro obtido foi um bálsamo em uma imensa tempestade que a despojava da vida mais preciosa, sua vida.

 

 

Dois meses depois de terminar os Jogos, ele parecia ter mais força quando declarou: " Quando chegar a hora, será ".


Como a doença se originou?


A situação inicial das dores do tornozelo desde que eu era adolescente ainda é um mistério para os médicos.

 

 

Alguns estimam que a degeneração estranha pode ter sido desencadeada por um problema na quinta e sexta vértebras da coluna vertebral. Por isso, ele precisava usar muletas e acabou em uma cadeira de rodas.


Sua situação piorou


O nascido em Diest está atualmente paralisado de seus seios e perdeu parte da visão. Além disso, ele sofre de dor e declarou não poder dormir por mais de quatro horas seguidas.

 

 

Além disso, ele está tendo sérios problemas para se alimentar. A doença vem progredindo ...


" Eu terminei "


Ela está constantemente acompanhada por diferentes profissionais de saúde. Um neurologista passou a noite com ela quando os espasmos em seu corpo não pararam.

 

 

Veervort revelou após esse episódio: "Ele disse que não era uma crise epiléptica, mas apenas o corpo que estava gritando:" Eu tenho tanta dor. Eu terminei."


Medalhista de ouro


O prêmio que recebeu no Rio de Janeiro de 2016 não foi o único que teve. Veervort já ganhou duas medalhas nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Ele ganhou duas medalhas, uma de ouro e uma prata.

 

 

Além de 2015, alcançou o primeiro lugar no Atletismo Mundial do Comitê Paralímpico Internacional em Doha.


Você quase não vê


Além do neurologista, o atleta consultou um oftalmologista para examinar o sentido da visão.

 

 

Após os testes, o especialista avaliou a visão em dois em dez em um olho e o outro apenas um em dez. E ele disse o que ele disse que " não havia nada que eu pudesse fazer porque o problema veio do cérebro ".


Ele não tem salvação?


A situação dramática que o campeão mundial está atravessando é que, não só não há saída para os especialistas, mas a doença degenerativa continua a devorar suas pernas.

 

 

Para piorar as coisas, ele disse: " Em um analgésico, ele não faz mais nada comigo ". Sem uma cura, e pior sem um baço de alívio, as saídas são poucas.


O golpe do ano 2000


O belga estava ciente da situação que estava passando, mas seu maior medo era acabar em uma cadeira de rodas, fato que aconteceu. " Em 2000 eu não podia mais fazer isso, embora ainda pudesse usar meu estômago e meus músculos nas costas ".

 

 

Ele acrescentou: " A função dos meus dedos está indo para baixo ", um fato que gradualmente a marginalizou do esporte.


Reação aos tratamentos


Embora o campeão do mundo já passou por centenas de tratamentos que tentaram reverter o efeito de uma doença indescrevível, parece ter desenvolvido uma camada imune aos antídotos.

 

 

" Recebi tantas injeções que tudo está quebrado e difícil. Às vezes, o líquido entra e volta diretamente ", explicou.


Um ano de altos e baixos


O 2008 foi uma temporada muito difícil de assimilar mentalmente Veervort.

 

 

Começou com muito sucesso como campeão mundial de triatlo e até participou de um IronMan - o teste exigente de ciclismo, natação e caminhadas. Embora tenha sido o mesmo ano em que, finalmente, a doença o levou a estar em uma cadeira de rodas.


Eutanásia


A eutanásia está causando intencionalmente a morte de uma pessoa que atravessa uma doença incurável para parar o sofrimento.

 

 

A Veervort já estudou sobre o assunto e, desde 2012, esse processo é legal na Bélgica. Para isso, não só o paciente, mas os médicos devem assinar os documentos que apoiam a situação.


"O esporte é o único que me mantém vivo"


Esta última afirmação é o que lançou o atleta antes dos Jogos Rio 2016.

 

 

No entanto, esse desejo que gera o esporte para continuar competindo, é o mesmo que o forçou a abandonar sua carreira em um curto espaço de tempo, algo como um arma de dois gumes. Este foi um fato mais positivo do que negativo, mas quem sabe a decisão que teria tomado sem o esporte.


Foi moldado


Seu amor pelos esportes é tão grande que ele sempre estava tentando encontrar um caminho de volta para as dificuldades que este apresentou devido à sua condição.

 

 

Quando ele finalmente estava em uma cadeira de rodas, ele começou a praticar Blokart , uma modalidade de carrovelismo em que ele não se empurra com os pés, mas com as mãos.


Registro Paralímpico


Seu tempo no esporte será sempre lembrado como um atleta que deixou uma marca e não é que ela passou sem dor ou glória. Algumas de suas marcas são para obter a medalha de ouro nos 100 metros.

 

 

Medalha de prata a 200 e 400 metros em Londres . Além disso, quebrou os registros em Doha em 400, 800, 1500 e 5000 metros.


A importância do esporte


Daquela jovem que mostrou o sorriso dele de orelha a orelha ao receber a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e pequenos restos.

 

Fotos: Reprodução

 

Incapaz de desenvolver ainda mais nos esportes devido a complicações físicas, isso só conseguiu partir para mais tarde, o bruto final que está presente e a realidade na vida de Marieke Veevoort.

 

Desafio Mundial

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.