24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
28/09/2017

Conheça mais 5 curiosidades bacanudas sobre os canhotos

Foto: Reprodução

já que a habilidade com o lado esquerdo do corpo lhes dá uma vantagem em relação aos outros, principalmente nas competições.

1. Eles são bons atletas


De uma maneira geral, existe uma maior predominância dos canhotos entre os atletas do que entre a população em geral, que é de apenas 10%.

 

Acredita-se que isso tenha a ver com a evolução, já que a habilidade com o lado esquerdo do corpo lhes dá uma vantagem em relação aos outros, principalmente nas competições.

 

Veja também 
 
Por que os galos cantam todos os dias antes do amanhecer?
 

Durante a evolução, a cooperação e a competição sempre andam juntas: a primeira levando os indivíduos a colaborarem entre si para o bem comum, enquanto a segunda pretende dar espaço para os mais adaptados às mudanças, principalmente em disputas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

Nesse cenário, a habilidade canhota pode conferir um fator surpresa ao indivíduo.

 

No mundo do beisebol, por exemplo, a prevalência de canhotos é de até 50%!

 

2. Eles são bons em matemática

 


Um estudo de 2016 mostrou que existe uma pequena superioridade dos canhotos em relação aos destros em relação a cálculos matemáticos. A pesquisa para essa conclusão foi feita com 2,3 mil alunos italianos, mostrando resultados de 5 a 10% melhores entre aqueles mais hábeis com a mão esquerda.

 

Outra pesquisa, feita em 2006, mostrou que o cérebro dos canhotos consegue fazer uma conexão entre os hemisférios direito e esquerdo muito mais rapidamente do que os destros, significando uma pequena, porém significativa, vantagem em áreas como o esporte e os jogos de vídeo game!

 

3. Eles são mais suscetíveis a alergias e enxaquecas

 


As vantagens evolutivas que destacam os canhotos no mundo dos esportes não se refletem no universo médico: eles são mais propensos a terem alergias nos primeiros anos de vida e problemas de enxaqueca na fase adulta.

 

Recentemente, novos estudos mostraram que eles também são mais vulneráveis a outras enfermidades, como a colite ulcerativa, a miastenia gravis (um problema muscular) e a doença celíaca (quando o próprio corpo ataca outros tecidos). Além disso, os canhotos são mais prováveis de ter problemas de aprendizado e de gagueira.

 

4. Relação com a homossexualidade

 

 

Um estudo de 2003 tentou analisar diferentes traços de personalidade e comportamento entre homens e mulheres, tanto héteros quanto homossexuais.

 

Descobriu-se que os homens gays tinham uma chance 82% maior do que os homens héteros de serem canhotos.

 

Algo diferente aconteceu com as mulheres, já que as lésbicas eram apenas 22% mais propensas às habilidades canhotas em comparação com as heterossexuais.

 

5. Relação com o alcoolismo

 

Fotos: Reprodução 

 

Existe um mito de que os canhotos costumam ser mais alcoólatras do que os destros, mas essa informação foi levemente deturpada com o passar dos anos.

 

Um estudo publicado em 2011 no British Journal of Health Psychology mostrou que os canhotos costumam beber mais que os destros, mas apenas na frequência e não necessariamente com risco.

 

Traduzindo: apesar de os canhotos normalmente beberem mais, eles não são necessariamente mais propensos ao alcoolismo, já que costumam ingerir bebidas alcoólicas com um pouco mais de parcimônia e cuidado. 

 

Mega Curioso 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.