20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
31/03/2018

Conheça os três motivos pelos quais o chocolate corre risco de extinção

Foto: Reprodução

Há quem acredite que o cacau será extinto em 40 anos, e embora seja difícil saber com certeza se isso vai acontecer

Vai ostentar no chocolate durante a Páscoa? Aproveite, pois as próximas décadas serão repletas de desafios para a produção da sobremesa.

 

Há quem acredite que o cacau será extinto em 40 anos, e embora seja difícil saber com certeza se isso vai acontecer, alguns fatores jogam contra o bom e velho chocolate. Abaixo estão alguns dos principais:

 

Além da Bahia e do Pará - as maiores regiões cacaueiras do Brasil -, outros grandes produtores da planta são a Costa do Marfim e a Gana - dois países, por sinal, que respondem a mais de 50% da produção de cacau do planeta.

 
Veja também
 
 

República Domincana e regiões do México e do Peru também entram na lista.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

O que estes lugares tem em comum além de florestas úmidas e gastronomia inacreditável? Todas elas estão concentradas numa área restrita do globo, 20° a norte e sul do Equador, justamente onde umidade, temperatura e chuva se mantêm em uma constante no decorrer do ano.

 

No entanto, este sistema climático pode sofrer alterações nos próximos anos devido ao aumento na temperatura do planeta.

 

 

Especialista sugerem que, em 2050, boa parte das regiões cacaueiras serão empurradas para áreas montanhosas a mais de 300 metros do nível do mar, correndo ainda o risco de invadir áreas de reserva natural.

 

A PLANTA SEGUE SUJEITA A PRAGAS, INSETOS E FUNGOS


O motivo do oeste africano ser responsável por 70% de todo o cacau do mundo está intimamente ligado a doenças como a Vassoura de Bruxa, responsável por destruir boa parte do habitat natural do cacau na América Central.

 

 

O fato é que as árvores africanas, trazidas por colonos europeus no século 19, nunca desenvolveram resistência a insetos, pragas e fungos e, portanto, são especialmente frágeis a ataques.

 

Cientistas acreditam que 1/3 da produção mundial pode ser afetada caso essas doenças cruzem o oceano.

 

O CACAU AINDA É UMA PLANTA SELVAGEM


Este é o cerne dos problemas envolvendo o cacau. Apensar de ter sido domesticada pelos maias há 1500 anos, o know-how técnico a respeito do cacau não evoluiu como em outras pairagens.

 

 

Apenas em 2010, por exemplo, foi que cientistas começaram a mapear o código genético da planta, na tentativa de aprimorar a produção e torná-la mais resistentes.

 

Foto: Reprodução

 

Muito da razão para isso é a natureza um tanto precária da colheita do cacau. 90% dele vem de pequenas fazendas.

 

É um plantio que exige grande mão de obra, já que cada árvore deve ser monitorada o tempo todo e o cacau cresce em intervalos irregulares o ano todo. 

 

GQ

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.