18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
28/04/2017

Conheça John Smith, o chefe indígena que dizia ter 138 anos quando morreu

Foto: Reprodução / Internet

E é claro que esses idosos sempre têm coisas sensacionais para contar

Já falamos em várias ocasiões a respeito de supercentenários, isto é, pessoas incrivelmente longevas e que estão entre as mais velhas do mundo. E é claro que esses idosos sempre têm coisas sensacionais para contar, o que geralmente é o caso com alguém que vive tanto! Pois recentemente nos deparamos com a curiosa história de um chefe indígena norte-americano chamado John Smith que dizia ter 138 anos quando morreu, e achamos que seria legal compartilhar com vocês.


Segundo o pessoal do site Rare Historical Photos, John Smith pertencia a um grupo indígena chamado Chippewa e também era conhecido pelos nomes tradicionais Ga-Be-Nah-Gewn-Wonce e Kay-bah-nung-we-way.

 

Ele ainda era chamado pelos apelidos de “Índio Velho”, “Carne Enrugada” e “Pele Escamenta” — esses dois últimos não eram muito carinhosos, né? — e realmente parecia extraordinariamente velho! Veja outra foto do chefe:

 

 

Veja também 

Suposto fantasma em secretaria de escola assusta alunos e professores. Assista


Falha de memória


Dizem que no decorrer de sua looonga vida, John participou de guerras, aconselhou muitos membros de sua comunidade, andou muito a cavalo e até apareceu em filmes de cinema.

 

Ele também teve oito esposas, mas nunca teve nenhum filho. Por essa razão, o chefe decidiu adotar um menino, a quem chamou de Tom Smith.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

Quantos anos você daria para ele?

 

De acordo com o obituário publicado pelo The Minneapolis Morning Tribune, John Smith faleceu em 1922, e dizia ter 138 anos.

 

No entanto, ninguém sabe se ele realmente era tão velho assim quando faleceu, e um oficial do governo afirmou certa vez que, segundo os registros federais, o índio, na verdade, tinha apenas 88 anos, e que a extraordinária quantidade de rugas que ele tinha se devia a algum problema de saúde.

 

Velho, mas nem tanto

 

E de onde é que o Governo dos EUA tirou as informações necessárias para determinar a idade do chefe?

 

John Smith costumava contar que tinha entre sete ou oito anos de idade quando “as estrelas caíram” — talvez entre oito e nove ou dez anos; a memória falha um pouco quando alguém chega aos 138 anos!

 

Segundo o pessoal do Rare Historical Photos, ao falar das estrelas, o índio se referia à chuva de meteoros Leônidas que aconteceu no dia 13 de novembro de 1833.

 

Ele exagerava um pouco na idade, mas a gente perdoa!

 

Pois essa lembrança foi usada para estimar a idade de John, uma vez que o governo norte-americano se baseou na chuva de meteoros para determinar as datas de nascimento de índios nascidos no século 19. Além disso, esse acontecimento celeste foi bastante marcante, já que causou um tremendo espanto entre indígenas e não indígenas da época — e não faltou quem pensasse que se tratava do fim do mundo.


Assim, embora John Smith afirmasse ter 138 anos de idade quando morreu, fazendo as contas com base em suas lembranças, ele tinha pouco menos de 90 ao falecer.

 

Contudo, independente da pequena falha de memória do chefe, as incontáveis linhas de seu rosto inegavelmente servem de prova que ele certamente teve uma longa existência repleta de experiências.

 

MegaCurioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.