29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
07/01/2017

Conheça os mitos e verdades sobre a TPM feminina (e masculina)

Foto: Reprodução

Toda a mulher tem algum grau de TPM

A descoberta de pesquisadores dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês) — que mostraram a ligação de casos de Tensão Pré-menstrual mais acentuados com mutações genéticas — reacende a discussão sobre o que é mito e o que é verdade na famosa — e temida— reação das mulheres nesse período do mês.


De acordo com os cientistas, a TPM vira Transtorno Disfórico Pré-menstrual (TDPM) quando um grupo de genes altera a forma como os hormônios sexuais interagem com outros genes. O estudo mostra que as mulheres que sofrem de TDPM — de 2% a 5% do total — ficam com os sintomas de irritabilidade, depressão, ou insônia intensificados.


— Toda a mulher tem algum grau de TPM. É uma alteração hormonal completamente normal nesse período antes da menstruação. O patológico é quando acontece em graus extremos. Nesses casos, talvez não seja só a TPM, mas a exacerbação de uma doença psiquiátrica — explica Afrânio Coelho de Oliveira, chefe do Serviço de Ginecologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


O psiquiatra Carlos Eduardo Goulart Brito, diretor do Instituto de Psicoterapia Comportamental do Rio, afirma que as mulheres precisam ficar atentas aos sintomas. Se eles continuarem após a menstruação, pode se tratar de uma doença.


Mas não são só as mulheres que sofrem deste mal. Cientistas ainda estudam o que seria a TPM masculina.


— Alguns homens apresentam queda do hormônio testosterona, o que pode deixá-los mais irritados, com oscilações de humor, insônia ou depressão. São sintomas parecidos com os da TPM feminina, mas pouco estudados. Acontece com mais frequência após os 50 anos — conta Brito.

 

Foto: Reprodução


Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.