29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
18/03/2018

Conselho de Desenvolvimento é apresentado na sede da Fieam e promete contribuir para melhoria de Manaus

Foto: Divulgação

O Codese vai conduzir o projeto "O futuro da minha cidade", que tem a missão de planejar a capital amazonense para os próximos 20 anos

O crescimento rápido e desordenado da cidade, o trânsito caótico e a “estagnação” do modelo Zona Franca de Manaus serviram de cenário para apresentação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese Manaus), na quinta-feira (15), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM).

 

O Codese vai conduzir o projeto "O futuro da minha cidade", que tem a missão de planejar a capital amazonense para os próximos 20 anos.


Veja também

População tem atendimento gratuito na ‘Caravana do Consumidor’ realizado pela Comdec


Formada por nove Câmaras Técnicas, o Codese Manaus, segundo seu presidente, Antônio Azevedo, vai precisar da contribuição de todos para levar o projeto adiante. “Seja contribuição financeira, de acordo com a disponibilidade, por empresas ou mesmo pessoas físicas, ou com seus talentos, seus conhecimentos e com seu tempo, hoje, recurso valiosíssimo. A decisão precisa estar dentro de casa, nós, empresários da terra, que escolhemos ficar aqui, precisamos acreditar no projeto", disse o empresário.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

"Manaus tem as suas peculiaridades,

cresceu muito rápido e desordenadamente", disse Azevedo.


De acordo com Azevedo o desejo de ter uma cidade melhor não é exclusividade da cidade de Manaus, é de todas as cidades do Brasil e do mundo. “Manaus tem as suas peculiaridades, cresceu muito rápido e desordenadamente, e para atenuar tudo isso, precisamos criar novos mecanismos, e quando se tem propostas e se ouve a população, também damos um encadeamento para que as políticas públicas de curto prazo sejam mais efetivas em transformar, em criar a cidade dos nossos sonhos, dos nossos desejos”, disse ele.


Para o consultor do projeto "O futuro da minha cidade", o ex-prefeito de Maringá (PR), Silvio Barros, sete em cada dez prefeitos brasileiros não conhecem o "Smart City", o que, segundo ele, é um erro, já que o “Smart City” tem por objetivo maior criar condições de sustentabilidade, melhoria das condições de existência das populações e fomentar a criação de uma economia criativa pela gestão baseada em análise de dados.


Ex-morador de Manaus, por 13 anos, período em que foi presidente da extinta Empresa Amazonense de Turismo, a Emamtur, Silvio Barros se mostrou igualmente preocupado com o trânsito da cidade e com o que chamou de “estagnação” do modelo Zona Franca. Ele disse não ter visto outra cidade com o trânsito mais complicado que o de Manaus atualmente.

 

Formada por nove Câmaras Técnicas, o Codese Manaus vai

precisar da contribuição de todos para levar o projeto adiante (Fotos: Divulgação)


“Seguramente, o trânsito não é o único problema. Talvez tenha outros mais graves, e eu penso que, no conceito de uma análise de futuro, o modelo (ZFM) sobre o qual a cidade e o Estado se sustentam hoje está totalmente condenado, não vai sobreviver. Então qual é a outra opção? Qual é a alternativa? Alguém tem que começar a pensar nisso, já devia ter começado a pensar nisso há muito tempo, e efetivamente tratar da implantação desse novo modelo, pois este modelo que nós temos aqui, é óbvio, que não tem mais perspectiva de futuro”, frisou Barros.


Barros foi prefeito de Maringá por dois mandatos, até 2013, o que lhe rendeu premiações, como a do projeto das “Academias a céu aberto”, com equipamentos coloridos, que hoje estão em todo o Brasil. Para Barros, o mais fácil a ser adaptado de uma cidade para outra é o comportamental, é você reunir pessoas que têm interesse no futuro da cidade, dispostas a investir na transformação desse futuro e resolverem trabalhar junto com o poder público.


“O Futuro da Minha Cidade” é uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e foi implementado pela primeira vez, em 1996, na cidade de Maringá (PR). O projeto foi lançado em Manaus, em 2016, pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM) e pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (Ademi-AM).

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.