25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
15/06/2019

Contato com a natureza por duas horas semanais faz bem à saúde

Foto: Anushree Fadnavis / Reuters

Estudo britânico ainda mostra que pessoas que vivem em cidades com maior presença de áreas verdes têm menor incidência de doenças cardiovasculares

O contato com a natureza por 120 minutos semanais, o que corresponde a 2 horas, traz benefícios à saúde. Isso é o que mostrou um estudo realizado pelo Centro Europeu para o Meio Ambiente e Saúde Humana, ligado à Universidade de Exeter, no Reino Unido, publicado na revista científica Nature.

 

"Uma maior exposição ou contato com ambientes naturais, como parques, bosques e praias, está associada a melhor saúde e bem-estar, pelo menos entre as populações de alta renda, em grande parte urbanizadas", diz o estudo.

 

Veja também 

Saiba se você está no 1º lote de restituição do Imposto de Renda

'Salvou minha vida', diz namorada após enterro do ator Rafael Miguel


Os pesquisadores criaram modelos quantitativos para relacionar a sensação de bem-estar entre aqueles com nenhum contato com a natureza e aqueles que dedicavam algum tempo para recreação em ambientes naturais no período de uma semana. Foram analisadas as respostas de 19,8 mil participantes ingleses.

 

"Comparado ao contato sem natureza na semana anterior, a probabilidade de relatar boa saúde ou alto bem-estar tornou-se significativamente maior com contato superior a 120 minutos", ressaltam os estudiosos.

 

Outro ponto importante mencionado pelos pesquisadores foi o fato de entre pessoas que vivem em cidades com maior presença de áreas verdes haver menor incidência de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, hospitalização por asma, depressão, entre outras doenças.

 

Os especialistas, no entanto, preferem não fazer recomendações sobre rotinas envolvendo o contato com a natureza que seriam benéficas para uma pessoa.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

"Embora esse estudo aprofunde nossa compreensão do valor potencial de gastar tempo ao ar livre na natureza para a saúde e o bem-estar, é muito cedo para fazer orientações específicas devido a várias limitações."

 

Eles citam, por exemplo, casos de pessoas incapacitadas de se locomover, que não poderiam se encaixar em um padrão pré-estabelecido.

 

R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.