29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
26/05/2017

Contraceptivo unissex e sem efeito colateral é encontrado em plantas: como funciona?

Foto: Reprodução

Estudiosos encontraram substâncias em algumas plantas que podem agir como um contraceptivo natural, sem hormônios ou efeitos colaterais.

A ciência caminha para um futuro otimista para mulheres que usam contraceptivos e muitas vezes sofrem com seus efeitos adversos.

 

Ao menos é o que indica um novo estudo, realizado Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences".

 

Veja também
Seca barriga: aprenda a fazer a 'papinha' vitaminada que é febre entre nutricionistas
 

Estudiosos encontraram substâncias em algumas plantas que podem agir como um contraceptivo natural, sem hormônios ou efeitos colaterais, e com ação tanto na mulher quanto no homem.

 

Contraceptivo natural e unissex: como funcionaria?

 


Os pesquisadores chegaram a duas substâncias que podem bloquear um ponto crucial para a fertilização: a entrada do espermatozoide no óvulo. Esses agentes seriam capazes de bloquear a progesterona, hormônio que impulsiona as células masculinas para o aparelho reprodutor feminino, através da "cauda" ou flagelo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

Dessa forma, acreditam que os espermatozoides não morreriam, apenas não teriam "força" para fecundar o óvulo, como uma espécie de paralisador.

 

Os responsáveis seriam o lupeol, encontrado em plantas como aloe vera e na raiz de dente-de-leão, e a pristimerina, que pertence à planta videira trovão de Deus.

 

Acredita-se que esse agentes poderiam ser usados por homens ou mulheres da mesma forma que o adesivo anticoncepcional, ou ainda por elas como anel vaginal.

 

Outra possibilidade seria a contracepção de emergência, usada após a relação - algo semelhante à pílula do dia seguinte, mas sem a bomba de hormônios. Neste caso, é claro, para uso da mulher.

 

Contraceptivo sem efeitos colaterais: próximos passos

 

Fotos: Reprodução

 

Agora, a próxima etapa do estudo envolve testes em macacos, pois seus espermatozoides funcionam de maneira bem semelhante ao dos humanos.

 

Além disso, é preciso encontrar uma fonte mais acessível de extração dessas substâncias.

 

E ainda são necessários mais estudos para uma possível chegada ao consumidor final.

 

Vix.com 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.