23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
09/10/2015

Coronel Frota assume comando da PM e promete novos rumos na segurança

Foto: Divulgação / PM

Marcus James Frota (à dir.) na passagem de comando realizada ontem em Manaus

A Polícia Militar do Amazonas tem oficialmente desde a noite desta quinta-feira (8) um novo comandante-geral, o coronel Marcus James Frota Lobato, escolhido pelo governador José Melo para substituir Gilberto Gouvêa, que durou pouco tempo à frente da instituição e foi exonerado porque não conseguiu colaborar com o controle da violência e criminalidade e ainda entrou em atrito com a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

 

Marcus Frota tem um perfil profissional e uma maneira de tratar com as pessoas totalmente diferente da do seu antecessor. Experiente, simples e bastante comprometido com a causa da segurança do cidadão, o coronel Frota recebeu o comando da instituição em evento prestigiado pelo vice-governador do Estado, Henrique Oliveira, e pelo secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes. Diversas autoridades e personalidades do Estado foram prestigiar o evento que ocorreu na sede do Comando-Geral da Polícia Militar, no bairro de Petrópolis, na Zona Sul. 

 

Várias autoridades de Manaus e do Estado foram prestigiar o novo comandante 

(Fotos: Divulgação / PM

 

Frota traz nos ombros os anseios de mais de 10 mil homens que aguardam um comandante que possa representá-los na garantia de seus direitos e na melhoria das condições de trabalho. Chega também com a esperança da população do Amazonas de que a crescente onda de criminalidade receba um basta nas ruas. Afinal, Frota recebe uma Manaus na lista das capitais mais violentas do país.

 

Ao receber o cargo de Henrique Oliveira, Frota fez agradecimentos e convocou a participação dos membros da instituição no desenvolvimento da sua gestão. “Agradeço ao governador José Melo pela confiança em mim depositada, como também estendo à tropa da Polícia Militar pelo apoio e à toda população amazonense, dos quais espero participação ativa nessa gestão”, disse.

 

O novo comandante-geral foi logo direto ao ponto: vai inicialmente um intenso combate à criminalidade, atuando integradamente com os demais órgãos do sistema de Segurança Pública, o que não vinha sendo feito pelo comandante anterior. Além disso, Frota disse que vai reforçar o engajamento de toda a corporação no combate ao tráfico de drogas.

 

“Todo o trabalho que já desenvolvemos pela força da missão nos leva à obrigação de reforçar ainda mais o policiamento comunitário para reduzirmos o problema da droga na fronteira, com o apoio da base Anzol. Isso certamente reduzirá os índices relevantes da violência no Amazonas”, afirmou Frota.

 

Vice-governador Henrique Oliveira congratula-se com Frota 

 

A solenidade foi prestigiada ainda por todos os chefes dos grandes comandos, diretores e assessores da corporação. Também se fizeram presentes o prefeito de Manaus, Arthur Neto, a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Graça Figueiredo, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargadora Socorro Guedes, e diversas autoridades militares e parlamentares. 

 

Frota recebe o comando das mãos do antecessor 

 

Sobre o novo comandante-geral

 

Frota integra o quadro de oficiais da PMAM há 30 anos e possui formação em Direito e Educação Física. Já foi comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), atual 3º Batalhão de Policiamento Ostensivo e Preservação do Meio Ambiente (BPOPMA), sediado em Tefé. Frota também assumiu os comandos de Policiamento de Área Oeste e Regional Leste em Manaus. Atualmente, era responsável pelo Policiamento do Interior (CPI), cargo que também assumiu até o ano de 2001.

 

Nos cargos que assumiu na administração pública, constam o de secretário-executivo da Sociedade de Navegação Portos e Hidrovias (SNPH) do Governo do Estado e ouvidor agrário do Ministério do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Frota é condecorado com as medalhas Tiradentes, Cândido Mariano e Mérito Policial.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.