18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
10/09/2021

Covid: pesquisadores brasileiros investigam como doença ataca os rins

Foto: Reprodução

Covid-19

Cientistas brasileiros estão tentando descobrir como a Covid-19 ataca os rins. Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) publicaram um artigo na revista Frontiers in Physiology sobre o tema e afirmaram que o estudo deve alavancar as pesquisas que medem a atividade do vírus no sistema renal.

 

O levantamento, que tem como objetivo buscar um tratamento eficaz para os efeitos graves da doença nos órgãos, mostrou que o novo coronavírus permite que a pessoa volte a se infectar com o Sars-CoV-2 a partir da interação com a enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2, na sigla em inglês). Com a atividade, as células infectadas se duplicam, causando desequilíbrio nos sistemas que regulam a pressão arterial e em outros que atuam em diversos processos no organismo.

 

O desequilíbrio pode levar a uma diminuição do fluxo sanguíneo nos rins, prejudicando a filtragem do sangue e a taxa de filtração glomerular (TFG), alterando a capacidade dos órgãos de eliminar substâncias por meio da urina. Além disso, segundo os pesquisadores, o comprometimento da função biológica da ACE2 aumenta a contração dos vasos sanguíneos, sobrecarregando os rins.

 

Veja também

 

Covid-19: Brasil tem 20,9 milhões de casos e 585,4 mil mortes

 

Vacinação contra a Covid-19 terá 15 pontos funcionando neste sábado em Manaus

 

A primeira autora do artigo, a pesquisadora Nayara Azinheira Nobrega Cruz, afirmou à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) que um dos tratamentos utilizados para a disfunção renal provocada pela Covid ainda é a diálise, ou seja, a filtragem do sangue.

 

“Estudos e revisões sistemáticas confirmaram a incidência de 20% a 40% de lesão renal aguda em pacientes com Covid-19. Agora estão sendo publicados dados mostrando que, em alguns casos, a recuperação é mais lenta e em outros há sequelas, necessitando de diálise para esses pacientes”, disse a cientista.

 

Uma das orientadoras da pesquisa, Dulce Elena Casarini, declarou à Agência Fapesp que, se os casos de doenças renais causadas pela Covid-19 aumentam, a procura por transplantes também crescerá. “Se há um aumento agora pela procura de diálise, no futuro poderemos ter demanda maior por transplantes”, revelou.

 

Demanda por transplantes

 

O aumento dos casos de Covid também estão impulsionando a demanda de tratamento em outras especialidades. No caso dos pacientes renais, a fila de espera por transplantes só aumenta.

 

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre os anos de 2017 e 2019, o número de transplantes de rim era de quase seis mil. O número de pacientes aumentou nos últimos anos: passando de 28.351 para 29.554.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, divulgado em março deste ano, a lista de espera para transplante renal cresceu 5,8%, enquanto o ingresso em lista caiu 32%. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.