28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
21/09/2018

Curso de agentes de endemias aprovados em processo seletivo é encerrado pela Prefeitura

Foto: Divulgação / Semsa

O treinamento teve início na segunda-feira, 17

Foi encerrado nesta sexta-feira, 21, pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o “Curso Introdutório de Formação Inicial” direcionado para os 69 agentes de combate às endemias aprovados no processo seletivo realizado no mês de agosto.

 

O treinamento teve início na segunda-feira, 17, na Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), com aulas teóricas e práticas.


O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que a contratação dos 69 profissionais é uma das etapas do Plano de Intensificação de Controle da Malária, lançado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto para o combate à doença.

 

Veja também 

Usuários do Zona Azul podem comprar crédito em 33 pontos de venda em Manaus. VEJA LISTA


“A malária é uma doença infecciosa produzida por protozoários do gênero Plasmodium, cujo principal vetor é o mosquito Anopheles. E o combate ao vetor é uma das ações que os novos profissionais irão executar. O objetivo é reforçar o trabalho que a Semsa já executa no controle da malária, mas os agentes também irão atuar no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya”, informa Marcelo Magaldi.


De acordo com a gerente de Vigilância Ambiental da Semsa, Alinne Antolini, o curso teve uma carga horária de 40 horas e abordou temas como noções básicas sobre malária, dengue, zika, chikungunya e febre amarela, noções de biossegurança, o Sistema Único de Saúde (SUS), Saúde Pública e manejo ambiental.


“O curso é um pré-requisito, de acordo com a Lei 11.350, para que os profissionais aprovados no processo seletivo possam realmente atuar como agentes de endemias. Foram realizadas aulas teóricas e práticas, envolvendo a utilização dos equipamentos, capacitando cada profissional na execução do trabalho”, explicou Alinne Antolini.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Um dos participantes do curso, Fábio Alvarenga dos Santos, de 36 anos, trabalhou como agente de endemias entre os anos de 2005 e 2008. “A contratação do processo seletivo é uma oportunidade de voltar atuar como agente de endemias e o curso de formação permitiu um novo aprendizado e a atualização das informações, o que vai ajudar no trabalho de combate às endemias”, afirmou Fábio Santos.


Intensificação 

 

O Plano de Intensificação de Controle da Malária foi lançado no mês de agosto e, além da contratação de agentes de endemias, também prevê a aquisição de 10 mil mosquiteiros, de insumos laboratoriais e materiais para o manejo ambiental.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.