29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
27/11/2015

Dallas é contra empréstimo por suspeitar de rombo nas contas do governo Melo

Foto: Divulgação

Deputado Wanderley Dallas puxou votos contrários ao pedido de empréstimo e cobra explicações

Os deputados estaduais Wanderley Dallas e Vicente Lopes, ambos do PMDB, votaram contra a autorização para que o Governo do Estado contraia novo empréstimo, de R$ 300 milhões, junto ao Banco do Brasil, por suspeitar que há um rombo nas contas públicas do governo que não está sendo revelado pelo governador José Melo.


Peemedebistas tomaram medidas para saber a real situação financeira dos cofres públicos do estado. Dallas enviou ofício à Amazonprev solicitando informações sobre um possível saque no Fundo Previdenciário do Estado, enquanto Lopes pediu que o Banco do Brasil se manifeste sobre as denúncias de Gilberto de Deus, ex-secretário de Estado de Infraestrutura do governo Melo, sob pena de se tornar conivente com irregularidades.


Dallas quer saber do diretor-presidente da Amazonprev, Fábio Pereira Garcia dos Santos, se é verdade que o Governo do Estado sacou R$ 300 milhões do fundo para ajudar a pagar a folha do funcionalismo em novembro. “Isso seria um crime de responsabilidade”, afirmou.


É proibida por lei qualquer manipulação do dinheiro dos aposentados, a não ser em benefício deles próprios. “Votei contra o empréstimo porque nós não sabemos direito como o estado vai aplicar esse recurso. E também são muito nebulosas as informações sobre a saúde financeira do erário. Logo, é uma irresponsabilidade admitir mais esse endividamento”, afirmou Dallas.

 

Explicações cobradas sobre recursos de obras


“O Banco do Brasil tem obrigação de se manifestar sobre o relatório e acompanhamento de obras do governo estadual, objeto de recentes denúncias do ex-secretário Gilberto de Deus, sob pena de parecer conivência do próprio banco”, disse Lopes.


Com os votos contrários dos dois peemedebistas e de Luiz Castro (Rede), o plenário aprovou o financiamento que, de acordo com a mensagem assinada pelo governador, será utilizado em obras e desapropriações.


Na terça-feira, 24, o secretário de Fazenda, Afonso Lobo, compareceu ao plenário da Assembleia Legislativa e falou aos deputados sobre projetos do governo que estavam tramitando na casa.

 

Presença de denunciante na ALE é cobrada


Gilberto de Deus pediu para dar explicações aos deputados, mas a mesa diretora não respondeu e nem autorizou a sua presença. “Não podemos continuar autorizando o governo a fazer novos empréstimos diante das graves denúncias do ex-secretário, para quem esta casa não abriu espaço até agora. Fala-se de corrupção em Iranduba, Atalaia do Norte e outros municípios, mas o ex-secretário não teve espaço para explicar suas denúncias sobre o pagamento de milhões em obras não realizadas”, afirmou Lopes.


“É algo estarrecedor e preocupante e o estado tem de exigir que o Banco do Brasil apresente o seu relatório de fiscalização e acompanhamento”, disse o deputado.


Luiz Castro afirmou concordar com Vicente Lopes de que não há informações técnicas, nenhuma transparência e nem ao menos uma estimativa. “Concordo com o deputado Vicente Lopes: que o ex-secretário venha conversar com os deputados aqui, da mesma forma que fez o secretário Afonso Lobo”. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.