29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
13/12/2017

David Almeida defende que a Universidade Aberta da Terceira Idade seja transformada em Fundação

Foto: Dhyeizo Lemos

O objetivo é tornar a instituição autossustentável e facilitar a busca de recursos para a universidade.

Transformar a Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), em fundação, será uma das lutas do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado David Almeida.

 

A declaração foi feita na última terça-feira (12), durante a sessão de homenagem aos 10 anos de criação da instituição no plenário Ruy Araújo.


David Almeida frisou que vai convidar os colegas deputados para juntos, apresentarem um projeto em forma de indicativo ao Poder Executivo, pedindo a transformação da Unati em Fundação.

 

Veja também

 

Prestações de contas do prefeito Arthur Neto são aprovadas pela Câmara Municipal de Manaus


O objetivo é tornar a instituição autossustentável e facilitar a busca de recursos para a universidade, que atende, aproximadamente 5 mil idosos por ano, e tem vivido anos difíceis, com questões de orçamento.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 


“A iniciativa deve ser do Executivo, mas nós vamos fazer um indicativo ao governo do Estado para que ele dê a atenção que a Unati merece.

 

Vamos envidar esforços para captar recursos por políticas públicas que possam melhorar a qualidade de vida dos alunos da Unati”, pontuou.


Quando governador interino, em julho, David Almeida repassou recurso à Unati para pagar oito meses de dívidas com os seus professores e outros profissionais prestadores de serviços.

 

Para evitar problemas como esses que podem fechar as portas da Unati, o diretor da instituição, médico geriatra Euler Ribeiro, fez o pedido ao presidente da Aleam, para apresentar uma proposta de transformar a Unati em fundação e com ela, criar instrumentos que garantam recursos fixos à universidade.


“Quando governador interino, David Almeida soube das dificuldades que a Unati estava vivendo. Naquela época nós estávamos devendo os professores e todos àqueles profissionais que estavam servindo a Unati, desde novembro do ano passado e ele ajudou a pagar até o mês de junho”, disse Euler Ribeiro.

 

Fotos: Dhyeizo Lemos


David lembrou que, quando assumiu o governo interino em maio deste ano, o Estado tinha um déficit de R$ 696 milhões e quando saiu no início de outubro, deixou com superávit de R$ 458 milhões.

 

“Eu assumi o governo interinamente em maio e o doutor Euler chegou comigo em junho dizendo que a Unati ia parar, porque estava sem receber recursos desde novembro de 2016.

 

Eu chamei o secretário responsável e perguntei qual era o problema e ele explicou que havia um problema no repasse, que administração estava difícil”, lembrou.


À época, o governador interino pediu ao diretor da Unati para aguardar um pouco. “Deixa a gente recuperar um pouco a arrecadação porque o mês de maio o Estado ficou 9% menor do que maio do ano passado.

 

Quando chegou junho nós aumentamos 12% a nossa arrecadação e em julho aumentamos 19%. Eu lembro que, quando liberamos o orçamento para a Unati, nós pagamos de novembro ao mês de junho, oito meses de atraso”, disse David Almeida.


De volta a Aleam, David Almeida contou que quando teve a oportunidade de ajudar ele tomou a decisão no Executivo que a Unati precisava para não fechar as portas.

 

“Agora, eu quero me colocar à disposição, junto com os demais deputados desta Casa, de tirar do papel e transformar a Unati, verdadeiramente, em uma fundação”, concluiu. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.